Incubadora diploma alunos do Curso de Informática

21/01/2005 11:41:35 - Jornalista:

A Prefeitura de Macaé trabalha em prol do desenvolvimento de todos e, em função disso, realizou na tarde de quarta-feira, dia 19, na sede da Incubadora de Cooperativas, a solenidade de entrega de certificados aos alunos que concluíram o Curso de Informática.

A cerimônia foi realizada pela secretaria de Trabalho e Renda e contou com a presença do presidente da Funemac, Jorge Aziz e dos secretários municipais George Jardim, Waldeci Brandão, Milmar Madureira, Eraldo Viana, Guilherme Jordan, Amélia Guedes e Adolfo Moura.

Por iniciativa da Prefeitura Municipal a Incubadora de Cooperativas de Macaé, iniciou em julho de 2004, o Curso de Informática. As aulas – de segunda a sexta-feira - foram divididas em quatro módulos: Window, Word, Excel e Internet. Na sala de informática os alunos contaram com 16 computadores para os treinamentos.

O curso foi disponibilizado para 10 turmas compostas por 16 alunos, perfazendo um total de 160 estudantes. Na tarde de ontem (quarta-feira) eles receberam os certificados de conclusão do Curso. Este projeto uniu a Prefeitura Municipal, Secretaria de Trabalho e Renda, a Ong Viva-Rio e empresa Jevin.

De acordo com gerente da Incubadora, Rosana Siqueira, o curso teve início no dia 5 de julho e terminou em 14 de outubro do ano passado e teve com finalidade promover a inclusão digital das pessoas que não tem acesso ao mercado de trabalho. “O curso foi muito proveitoso. A comunidade elogiou bastante a nossa iniciativa”, disse ela. Uma nova turma de 36 alunos está concluindo o curso e receberá o certificado no próximo mês de fevereiro.

Segundo Rosana, agora com o certificado em mãos, os alunos estão aptos a encontrar um trabalho onde possam aplicar os conhecimentos que adquiram durante o curso.

O próximo a ser realizado pela secretaria de Trabalho, através da Incubadora, será o de Beleza. Para este curso Rosana informou que foram sorteadas 20 vagas, cujas aulas terão início no dia 14 de fevereiro. “Pretendemos conseguir, se possível, mais turmas para a nossa comunidade”, revelou.

Para Alexandre Fernandes, representante da Ong Viva-Rio, essa parceria é importante porque fortalece os laços com o poder público e com certeza ainda dará bons frutos. “Este curso mostra a característica marcante da Prefeitura de Macaé que sempre está fortalecendo os laços entre poder público, instituições e iniciativa privada. Hoje, o processo de inclusão digital gera um menor nível de analfabetismo na população”, declarou.

Apesar de estar no início dos trabalhos, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luiz Cláudio de Mattos Bogado, disse que o propósito da pasta é dar continuidade aos projetos existentes, mas também, criar outros de interesse da comunidade. “Nós queremos dar mais oportunidades e qualificação ao cidadão que vive e reside em Macaé”, finalizou ele.