Incubadora: trabalho e renda para os macaenses

17/03/2005 16:33:42 - Jornalista:

Incubadora de Cooperativas? O nome pode até parecer estranho, no entanto, ela atende aos anseios de grande parte da população. Seu maior foco é a geração de trabalho e renda. Como? Através de cooperativas e cursos de qualificação.

A Incubadora de Cooperativas é um projeto da Secretaria de Trabalho e Renda, da Prefeitura de Macaé. Está voltada à formação de cooperativas em segmentos onde a região apresenta potencialidades, podendo contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município.

A Incubadora está localizada no setor Rosa, no bairro da Ajuda, identificado pelo Programa Macaé Cidadão como um dos mais carentes da cidade. O espaço conta com nove módulos de 38 metros quadrados, uma área comum, sala de reunião, três salas de aula, sala montada com 16 computadores para curso de informática, internet e auditório.

Entre os segmentos de atuação para formação de cooperativas estão o têxtil, artesanato e de prestação de serviços, além das cadeias produtivas locais como o setor elétrico e a rede hoteleira. Hoje, dentro da Incubadora existem três cooperativas: Coopgam (garçons), Coopcom (costureiras), Cooplimp (conservação e manutenção). Em breve será lançada a cooperativa de reciclagem.

A Incubadora tem realizado parcerias com a iniciativa privada para a estruturação de alguns cursos, como o do Projeto Bellezza, em parceria com as empresas Techint, Vilarejo Acabamentos e o Senac. O Restaurante-Escola também conta com o apoio da Petrobras e de empresas do setor offshore.

Dentro da grade de cursos da Incubadora já foram disponibilizados para a população, aulas de informática, técnicas básicas para garçons, culinária e curso de cooperativismo.