Indústria e Comércio ressalta importância do fórum da ANP

01/12/2005 17:15:30 - Jornalista: Catarina Brust

O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, participou nesta quinta-feira do Fórum “Dinâmica das participações governamentais sobre a produção de petróleo e gás natural do estado do Rio de Janeiro”, realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).

“Trazer esse encontro – que reuniu prefeitos dos municípios produtores de petróleo ou limítrofes – para Macaé representa o reconhecimento da importância desse evento para a região através da ampliação dos debates em torno da questão da Lei do Petróleo”, explicou Alexandre Gurgel acrescentando que tanto sua secretaria quanto as de Comunicação e Fazenda trouxeram o Fórum para Macaé depois de uma reunião na Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O secretário também acrescentou que o consumo dos derivados de petróleo mantém índices de crescimento fazendo com que as empresas que atuam no setor tenham interesse em investir cada vez mais no setor de exploração e produção. “Não só pela busca de novas reservas como também procurando modernizar as suas linhas de produção. Esse cenário não deve mudar no mundo pelos próximos cinco anos”, explicou.

O mais importante desse Fórum, segundo Gurgel, é a defesa da ampliação dos recursos para a pasta dos executivos municipais das regiões produtoras de petróleo. “Esse argumento se sustenta na constatação de que esses municípios sofrem influência direta e imediata do arranjo produtivo do petróleo e gás natural”, finalizou.

O presidente da Organização Nacional de Petróleo (Onip), Alfredo Renault, explicou que todas as formas de consolidar a interlocução entre a ANP e as prefeituras devem ser incentivadas e apoiadas. “Essa é uma oportunidade para que as prefeituras tirem dúvidas vitais para a sua região, e é também uma forma da ANP apresentar as questões que envolvem o repasse dos royalties”, informou.