Infraestrutura: investimentos garantem melhorias

17/07/2018 10:22:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Guga Malheiros e João Barreto

Obras no Jardim Esperança estão aceleradas

Os investimentos em infraestrutura continuam no município. As intervenções acontecem em pontos diferentes da cidade e são voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. O Bairro da Glória e o Jardim Esperança são contemplados com obras de melhoria na drenagem e urbanização. As obras do anexo do Mercado de Peixes seguem aceleradas e o reforço e a recuperação do viaduto, situado na Rodovia Amaral Peixoto, na Praia Campista, também estão em andamento. Quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo construídas em Macaé para ampliar, ainda mais, o atendimento da Atenção Básica à população - seis equipes vão atuar nos novos espaços.

Bairro da Glória

Com ações que incluem drenagem do Canal do Capote, pavimentação às margens da Linha Verde e intervenções com o objetivo de ampliar o escoamento das águas em período de chuva, a Prefeitura de Macaé investe, com recursos próprios, cerca de R$ 18 milhões na urbanização no Bairro da Glória. As ações visam beneficiar diversas ruas e também o entorno. Além de ampliar o escoamento, as obras vão evitar os alagamentos que causam prejuízos aos motoristas e moradores do bairro.

Por conta da revitalização no Bairro da Glória, um trecho da avenida José Alves Machado (Linha Verde), próximo às instalações do futuro hospital da Unimed, segue interditado desde o dia 9 desse mês. A interdição ocorre no sentido Bairro da Glória x Aroeira, local da obra. Por conta disso, o sentido Aroeira x Bairro da Glória funcionará com faixa reversível.

Jardim Esperança

Com várias frentes de trabalho dentro do bairro, o Jardim Esperança recebe intervenções que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores. A urbanização está em fase final. Já foram feitas as calçadas e serviços de esgotamento sanitário e de drenagem, com instalação de redes de água pluviais e de esgoto. Essa semana, os funcionários que atuam no bairro nivelam o solo que receberá o asfalto em breve.

A urbanização contempla cerca de 20 ruas, com 2,5 quilômetros de vias e rede de esgoto. No Jardim Esperança também está sendo construída uma elevatória que deve ser entregue em agosto com o término da urbanização.

Anexo do Mercado de Peixes

Em ritmo acelerado também estão as obras do anexo do Mercado de Peixes de Macaé, antigo restaurante popular Prato Cheio, no Centro. O local vai garantir um espaço fixo aos comerciantes de pescados que, atualmente, trabalham na tenda externa do espaço. Com 360 metros quadrados, a nova estrutura vai contar com 16 bancas, além de quatro outras destinadas para acolher hortifruti, lanchonete e a floricultura que, atualmente, também estão na tenda. O anexo seguirá os padrões de qualidade, higiene e controle do pescado, de acordo com as normas de vigilância sanitária. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro de dois meses.

As obras do anexo dão sequência à revitalização da região, iniciada em 2015, com a reinauguração do Mercado de Peixes, pelo prefeito Dr. Aluizio. O mercado municipal ocupa uma área de cerca de mil metros quadrados, com 44 bancas, para o comércio de pescado. O local é considerado um dos mais bonitos espaços arquitetônicos da cidade, funcionando num prédio de dois andares. Também é o maior da região nessa atividade, agregando beleza, qualidade e convívio.

Viaduto

Outra obra em andamento é o reforço e a recuperação do viaduto, situado na Rodovia Amaral Peixoto, na Praia Campista. Os trabalhos são necessários devido ao desgaste natural da estrutura, principalmente pela proximidade com o mar, que causa corrosões. De acordo com a Secretaria de Obras, a recuperação da ponte é necessária e o investimento será de R$ 1.201.720,61. O contrato prevê atuação de empresa especializada, mão de obra, material e equipamentos necessários.

As vias serão recompostas por partes, para que não ocorra interrupção total do trânsito na região durante as intervenções.

UBS

Quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo construídas em Macaé para ampliar, ainda mais, o atendimento da Atenção Básica à população - seis equipes vão atuar nos novos espaços. Os trabalhos seguem acelerados e a previsão de entrega é para o segundo semestre desse ano. As unidades estão sendo construídas em área própria do município, nos bairros da Ajuda, Nova Holanda/Nova Esperança, Barreto/Barramares e Parque Aeroporto. Juntas, as unidades atenderão 40 mil pessoas moradoras desses locais e de bairros adjacentes. As obras são executadas com recursos próprios da Prefeitura de Macaé e 50% de verba do governo federal.

Além do atendimento de médico de família, as unidades oferecerão consulta de enfermagem, vacinação, curativos, fisioterapia, preventivo, pré-natal, acolhimento a hipertensos e diabéticos. Isso inclui, também, as visitas domiciliares. Com as novas Unidades Básicas de Saúde, o bairro da Ajuda terá três equipes, Barramares duas equipes, Namorado três equipes e Nova Holanda duas equipes. Cada uma é responsável por quatro mil pessoas. Algumas, como a do bairro Ajuda, já estão implantadas e atendem a população. Agora, elas ganharão novas instalações físicas para melhorar a assistência.

Hoje, o município possui 43 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que abrangem 172 mil pessoas e, com as seis novas equipes, o número chegará a 196 mil pessoas. A cobertura atual da ESF é de 70%, na área central do município, e de 100% na região serrana.