Inscrições abertas para 13 cursos de qualificação profissional

22/03/2017 13:29:00 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: João Barreto

Capacitação amplia atuação do profissional no mercado de trabalho

A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional da Secretaria de Educação está com inscrições abertas para 13 cursos gratuitos: Biscuit, Auxiliar Administrativo, Organização de Eventos, Informática, Matemática, Artes em Tecido, Técnicas de Congelamento, Espanhol, Recepcionista, “A Educação como agente transformador na vida do paciente com doença crônica intestinal - Crohn"; Introdução à Metrologia, Medição Dimensional e AutoCad. Os próximos cursos serão: Cantar e Contar Histórias, Arte de Contar Histórias e Desenho Técnico. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep), Rua Alfredo Backer, 383, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A carga horária dos cursos varia entre 20 e 120 horas, com aulas duas vezes por semana. Os interessados devem levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e duas fotos 3x4, além de preencher a ficha de inscrição no local. Para quem for menor de 18 anos, a inscrição deverá ser feita por seu responsável legal.

O curso de AutoCad é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e será realizado na Cidade Universitária, toda quinta-feira, das 18h às 20h, totalizando 40 horas de aula.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail autocadufrjmacae@gmail.com ou na sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo CETEP). O curso fornece uma iniciação ao Software AutoCad, desenvolvido pela AutoDesk, oferecendo ao estudante o acesso às modernas ferramentas gráficas, utilizadas na execução de projetos de diversas áreas.

O programa substitui de forma efetiva os instrumentos de desenho tradicionais, como pranchetas, esquadros, réguas e compasso. Serão apresentados os principais comandos para a criação e modificação dos desenhos em duas e três dimensões e outras ferramentas deste software.

Já o curso “A Educação como agente transformador na vida do paciente com doença crônica intestinal - Crohn" é voltado para profissionais da Educação, da Saúde e para pais. O curso foi elaborado com o objetivo informativo e motivacional, para habilitar agentes para identificar a doença. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.formacaomacae.wixsite.com/formacao.

Para atender à demanda, duas turmas serão abertas, uma das 8h às 12h, e outra das 13h às 17h. No mês de abril serão duas aulas, nos dias 4 e 25, prosseguindo em 16 de maio, 6 de junho e em 4 de julho, sempre às terças-feiras.

Os cursos Introdução à Metrologia e Medição Dimensional serão ministrados por profissionais graduados técnicos de Metrologia da Prefeitura e professores da UFRJ nos laboratórios integrados das instituições. De 27 a 31 deste mês, das 8h às 12h, serão ministradas as aulas do curso de Introdução à Metrologia, com carga horária total de 20 horas. Já em abril, de 24 a 28, no mesmo turno e igual carga horária, será realizado o Medição Dimensional. Os cursos são voltados para a comunidade, com os pré-requisitos para inscrição de ter idade mínima de 16 anos completos e Ensino Médio concluído.