Inscrições abertas para pós-graduação gratuita na Uenf-Macaé

12/03/2018 17:11:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, para oferecer o curso de pós-graduação lato sensu em Ciências Atmosféricas a engenheiros, ambientalistas e educadores do município e região. As inscrições estão abertas até a próxima quinta-feira (15), prazo máximo para que os interessados solicitem a ficha de inscrição pelo e-mail: uenf.lamet@gmail.com.

Os candidatos selecionados receberão e-mail de confirmação até a noite do dia 17 e a matrícula está prevista para o dia 19 de março. As aulas são presenciais e começam no dia 21 deste mês (quarta-feira), com carga horária total de 374 horas de aulas distribuídas em nove disciplinas, de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h30.

São oferecidas 30 vagas através de parceria efetivada entre o Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional de Macaé, e o Centro de Ciência e Tecnologia da Uenf, responsável pelo Laboratório de Meteorologia (Lamet-Macaé), onde as aulas serão ministradas.

De acordo com o edital, o objetivo é oferecer aos engenheiros, ambientalistas e educadores de Macaé e municípios próximos, conhecimentos de Meteorologia e Climatologia que possam ser praticados em benefício de suas atuações no encaminhamento das questões ambientais e na educação da juventude nesta temática.

O Lemet funciona no campus da Uenf-Macaé, à Avenida Brenand, sem número, Imboassica, em Macaé. Os telefones para contato são: (22) 2765-6000, 2765.6526 e 2765.6524.

Conheça o CFCG – O Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG) desenvolve variadas atividades de formação continuada com os profissionais da Educação macaense. São cursos de curta duração, palestras, pesquisas e também realiza divulgação pedagógica e científica. Além disso, a equipe documenta a história da Educação do município.

A formação continuada foi estruturada para atender às legislações e fortalecer esse espaço fundamental na organização, sistematização, entendimento e reflexão das práticas pedagógicas da rede municipal de ensino de Macaé.

O objetivo da criação do Centro foi possibilitar uma aproximação entre a atuação em sala de aula e os conhecimentos que se fundamentam atendendo e qualificando os educadores que trabalham nas escolas municipais.

No ano passado, o CFCG ofereceu cerca de 70 cursos atendendo 4.500 profissionais da rede, entre eles, professores, orientadores pedagógicos, auxiliares de serviços escolares e outros em 184 turmas de formações. Segundo a coordenadora, Regina Célia, o objetivo é democratizar o conhecimento para os profissionais da rede. "Damos ferramentas de qualidade pedagógica com foco no conhecimento e na formação do ser humano".

Este ano já iniciou a pós em Gestão Escolar e está prevista a realização também do I Seminário de Formação Permanente, em 23 de maio, para apresentação das experiências docentes na Educação em 2017 e início de 2018. Haverá mesa-redonda sobre formação e prática docente. Em 19 de setembro, acontecerá o II Simpósio de Política Pública de Formação da Docência com apresentação das pesquisas realizadas, incluisve, por professores da rede. A agenda não para aí. Estão previstos o I Encontro Municipal de Pedagogos (Emped) e a Implementação do Laboratório Municipal de Matemática.