Inscrições abertas para Roda de Conversas sobre a Educação Infantil

06/06/2019 10:02:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Encontro será no dia 17 de junho, das 14h às 17h, na Cidade Universitária

Estão abertas as inscrições para a V Roda de Conversas sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e Anos Iniciais que será realizada, no dia 17 deste mês, das 14h às 17h, na Cidade Universitária. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), vinculado à Secretaria Adjunta Municipal de Qualificação Profissional e Ensino Médio. As inscrições são feitas, gratuitamente, no site do Centro: formacaomacae.wixsite.com/formacao.

O debate será sobre “Literatura e Temas Sociais: uma Aproximação Necessária na Educação Infantil’, ministrado pela professora Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, doutoranda em Educação Ciências e Saúde, do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes/UFRJ), mestra em Ensino de Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Prope/IFRJ), pedagoga Unesa com especialização em Gestão Escolar e em Educação Psicomotora e professora da rede municipal de Educação de Duque de Caxias (RJ).

O outro tema abordado será “A Atividade de Conhecer e Ensinar: Necessidade e Projeto de Trabalho na Sala de Aula”, com a professora Maria Inês Barreto Netto, mestra em Educação na confluência das áreas Estudos da Linguagem e Educação em Ciências na Educação Infantil, pós-graduada lato sensu em Educação e pedagoga, sendo toda a sua formação pela UFF.

A coordenadora do CFCG, professora Regina Célia, disse que a Roda de Conversas é mais uma atividade de formação continuada, por meio da qual serão tratadas as relações entre teoria e prática inerentes ao processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, no cotidiano escolar.

“Quando a área temática de uma roda não for a sua especificamente, por exemplo, ainda assim, relações entre teoria e prática podem ser estabelecidas, do ponto de vista da integração e/ou transversalidade nos processos de ensino das áreas e disciplinas. Então, vem conversar.”, convida a professora.

O Centro de Formação funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.