Instituto Comunitário abre inscrições para Casamento Coletivo

19/05/2016 11:00:00 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Divulgação

Inscrições seguem até o dia 10 de junho

Acontecerá em Macaé, no dia 06 de agosto, o IX Casamento Coletivo, e os preparativos para festa já começaram. O evento é uma realização do Instituto Comunitário Irmãos de Bairros, Ong IBICI, com o apoio da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Família Debaixo da Graça, da Prefeitura de Macaé e sociedade macaense.

O primeiro Casamento Coletivo aconteceu em 01 de agosto de 2011, no Brizolão da Aroeira, atendendo a 38 casais. Desde então, há quase cinco anos, esse evento vem acontecendo, realizando os sonhos de pessoas, em muitos casos vivendo junto há vários anos, que desejem regularizar suas vidas de casais. Muitos têm filhos e alguns até netos, mas desejem se unir perante a Lei.

De acordo com o vereador Manoel Francisco, idealizador da iniciativa, já foram realizados os casamentos de 378 casais de toda Macaé. A festa não é restrita a nenhum bairro ou religião, atendendo a todos que se inscrevem. "E os casamentos são mesmo uma festa, com direito a roupas apropriadas (ternos e vestidos de noiva), damas de honra e pajens, música, bolo, refrigerante, comida e decoração com flores. Os casais recebem tudo que têm direito. As festas são lindas e recebem o apoio de todos que gostam de ajudar a preparar o evento, pessoas da Igreja e da sociedade em geral" , diz o vereador.

O último Casamento Coletivo aconteceu no dia 30 de abril deste ano, atendendo a 86 casais, o maior número de uniões realizadas até hoje e que contou com a presença de 1.600 pessoas. A festa foi realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Em 2015, foram três casamentos. Cada casal pode levar 18 convidados à festa e, para isso, contam com convites oferecidos pela organização.

Para a realização do evento, os organizadores buscam parceiros, contando com o apoio de Cartórios, o que torna o custo menor, e de lojas que vendem ou alugam roupas para os casais. Manoel Francisco destaca o apoio da Dark Noivas, cuja proprietária, Eulália, ajuda a todas, não deixando nenhuma noiva sair sem ser atendida. "As parcerias fazem com que o custo seja bem menor, possibilitando que as festas sejam um sucesso", ressalta.

Para a realização do IX Casamento Coletivo 30 casais já se inscreveram, mas as inscrições continuam até o dia 10 de junho, nas Malvinas, na sede a ONG IBICI, na Rua G, número 13, no horário das 8h às 17h. Mais informações nos telefones: 99875-3096 e 99895-5856