Instituto de Metrologia mantêm confiabilidade metrológica no município

15/07/2005 16:50:56 - Jornalista: Sérgio Lopes

Macaé a cada dia se destaca como referência no Estado do Rio. Prova disso são prêmios recebidos tanto área de saúde quanto na educação. A administração municipal dá mais um passo nesse sentido com criação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Sectec).

O objetivo principal é investir na expansão do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e na manutenção dos convênios junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) que trará vantagens ao órgão. Segundo o secretário Guilherme Jordan, o Instituto atua como uma autarquia municipal em consonância com as diretrizes do Inmetro. “O IMMT é um órgão de certificação, apoiando e desenvolvendo a instalação de infra-estrutura laboratorial de metrologia e de ensaios, dando suporte à estruturação de laboratórios de análises clínicas municipal, conforme a demanda”.

O instituto tem como função principal, manter a confiabilidade metrológica da seminação da cultura de metrologia no município e, ainda, garantir às empresas locais que utilizem padrões ditados pelo Inmetro, para garantir as medidas efetuadas nos diversos setores da sociedade.

O órgão trabalha em parceria com as demais secretarias municipais, empresas e com o consumidor em geral, auxiliando-os no suporte técnico para que possam executar suas políticas de qualidade e ajudar as empresas na prestação de serviços “Eles terão do Instituto todo o suporte necessário para estabelecer seus sistemas de qualidade com a garantia da certificação da marca INMETRO”, afirma Jordan.

O maior benefício que o Instituto proporciona a Macaé é a adequação das estruturas voltadas para a qualidade de produtos e serviços dentro do município, explica Guilherme. “Nós temos empresas com certificado, pessoal qualificado e laboratórios credenciados. Isso permite que os serviços prestados dentro do município estejam adequados aos padrões de qualidade, garantindo a confiabilidade das medidas para toda a população”.

O secretário ressalta que em nível municipal esse fato é novo e está sendo estruturado no governo Riverton Mussi. “O prefeito tem uma visão estratégica de desenvolver esse instituto, justamente para se integrar ao sistema nacional de metrologia em consonância com as diretrizes do Inmetro para prover o processo de desenvolvimento de qualidade em nosso município”, afirma.

O IMMT tem a missão de estar em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Metrologia – CONMETRO – e as execuções das resoluções, desse conselho, são determinadas pelo Inmetro. O IMMT funciona na Rua Perjentino Gomes, nº 139, Novo Botafogo – telefone: (22) 2791-3871.