Intervenções da Secretaria de Obras minimizam alagamentos

30/03/2005 18:21:18 - Jornalista:

Prefeitura está fazendo obras de manilhamento em vários bairros para diminuir efeitos das chuvas. Obras estão sendo feitas na avenida Ayrton Senna e na Ilha Leocádia.

As chuvas do mês de março deixaram estragos significativos em todo Estado do Rio. Medidas adotadas pela Secretaria de Obras de Macaé (SEMOB) minimizaram parte dos problemas de alagamentos na cidade. Bairros como Nova Esperança, Ilha Leocádia e lugares como a Linha Verde e avenida Ayrton Senna já não tem, em época de chuva, tanto transtornos com antes.

O fato pode ser comprovado nas últimas chuvas no mês de março. Na avenida Curvelo Benjamin, a prefeitura construiu uma nova galeria paralela a já existente. Com um metro de diâmetro e 250 metros de extensão, a nova rede pôs fim ao estrangulamento que acontecia na esquina da Ayrton Senna com a Curvelo Benjamim e acabava alagando as ruas próximas.

Na avenida Ayrton Senna, técnicos da Semob concluíram a troca dos tubos armicos por tubos de concreto. No local, está sendo feita a pavimentação asfáltica. “Faremos apenas em uma das pistas, já que na outra estamos esperando a conclusão do estudo do especialista em saneamento para saber o que vai precisar ser feito”, esclarece o secretário. Outra ação da Secretaria de Obras é o recebimento de águas pluviais do bairro do Visconde na caixa distribuidora da avenida Ayrton Senna.
Outro ponto de destaque é no bairro da Nova Esperança, onde uma máquina continua executando a construção de um canal coletor que tem auxiliado na drenagem das águas de chuvas. Através desse canal, a água vai desaguar no canal Campos/Macaé.

Na Ilha Leocádia, uma máquina tem feito o arruamento e colocado solo/brita, o que facilitou o acesso. A Linha Verde era também outro ponto crítico, quando o assunto era alagamento.
A solução foi implantação de uma manta geotêxtil na pista que favoreceu a drenagem no local, através de bueiros. “Uma tubulação foi instalação sob a pista”, explica o secretário, informando que agora a água deságua no canal do Capote, que passou por um trabalho de limpeza que facilitou absorção das chuvas sem transbordar.

O secretário disse ainda que há um levantamento em estudo para avaliar a resistência do solo. Assim será possível identificar os pontos que podem ser recuperados e aqueles que necessitam ser feito novamente.