Justiça ao alcance de todos

22/07/2005 17:24:42 - Jornalista: Sonia Braga

Com o principal objetivo de aproximar o judiciário da população, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Sérgio Cavalieri Filho, o corregedor geral da Justiça, Manoel Carpena Amorim e o desembargador Motta Macedo, da Ouvidoria do Tribunal de Justiça, estiveram nesta sexta feira (22), no Fórum Abílio Martins, em Macaé. Os três se encontraram com o prefeito Riverton Mussi.

Eles ouviram sugestões, reclamações e tiraram dúvidas da comunidade relacionadas ao Judiciário. Antes da reunião com a população, os desembargadores tiveram um encontro com os serventuários e juízes da região, cujo propósito foi a integração. “O Judiciário não quer ficar em torre de marfim, quer estar em contato com o povo, integrar a sociedade”, afirmou o presidente.

Para o corregedor Carpena Amorim, a iniciativa é positiva. “Essa gestão tem marcado presença em todas as regiões do estado para mostrar que estamos empenhados e queremos melhorar a justiça do Rio”, acrescentou.

Esse foi o segundo encontro que aconteceu no 6º Núcleo Regional da Corregedoria (Nurc), que abrange os municípios de Campos, São Fidélis, São João da Barra, Macaé, Cambuci, Conceição de Macabu, São Francisco de Itabapoana, Carapebus e Quissamã. Na opinião do juiz dirigente do Nurc, Paulo Assed Estefan, que também fez parte da comitiva, a administração vem respondendo com seriedade, tanto a juízes e servidores, quanto à população.

Participaram da reunião o prefeito Riverton Mussi, a procuradora geral do município, Maria Auxiliadora de Moura Ferriera, o presidente da OAB 15ª Subseção de Macaé, Gualter Scheles Júnior, presidentes das Associações de Moradores de Macaé e representantes de clubes de serviços, além da população.


Carapebus é contemplada com Justiça itinerante

Já em funcionamento em outros municípios do Rio de Janeiro, o projeto Justiça itinerante chegou até Carapebus nesta sexta feira, (22), que recebeu o ônibus informatizado do Tribunal de Justiça, que, a partir de hoje atenderá a população do município, todas às quintas feiras, das 9h às 15 horas, na Praça da Matriz, em frente à Câmara Municipal. O objetivo do projeto é levar o judiciário a comarcas que ainda não tem fórum próprio, democratizando o acesso da população à Justiça.

De acordo com a juíza Elisabete Franco, juíza única de Carapebus e Quissamã e responsável pelo projeto no município, a iniciativa significa uma modernização do Poder Judiciário que expande cada vez mais o direito de acesso à Justiça para solucionar conflitos de interesse de menor complexidade, beneficiando principalmente, a população mais carente.