Língua do P está chegando na Argentina

23/02/2018 16:25:00 - Jornalista: Gerson Dudus

Foto: Divulgação

Encontro semanal acontece às 19h, com entrada franca

O "Língua do P" é o projeto de divulgação e produção de poesia da Secretaria Municipal de Cultura, que acontece toda segunda-feira, às 19h. Neste ano o tema “A Viagem” figura como tema, uma incursão poética por todo continente americano durante as 52 semanas do ano. Cada encontro semanal vai viajar para um país, finalizando com uma visita a cada região do Brasil e seus poetas.

Assim, a segunda parada será na Argentina, na segunda-feira (26), às 19h, no balcão nobre do Teatro Municipal. A entrada é franca.

Nossos hermanos argentinos, com quem adoramos rivalizar no futebol, tem um timaço de poetas que precisamos conhecer. Eles têm Jorge Luís Borges, grande craque na poesia, no conto, a literatura fantástica chegando ao mundo todo e sendo traduzida em dezenas de línguas. Tem o Júlio Cortazar, que também era centro-avante em poesia, conto e romance. Maria Elena Walsh, adorada pelas crianças com seus poemas brincalhões. Juan Gelman, que na ditadura argentina teve o filho morto e a neta sequestrada pela operação Condor, encontrada viva 30 anos depois no Uruguai. E Tamara Kamenszain, com seus poemas neobarrocos e feministas.

Vai ser uma viagem longa, de um ano. A programação começou pelo Chile, ponto extremo sul do continente americano. Na mochila, imaginação e amor à literatura. O roteiro já está traçado e vai seguir subindo pelo mapa. Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru…passando pelo Caribe, América Central, chegando ao México e indo até o Canadá.

"Conhecer nossos vizinhos é uma tarefa fundamental para compreendermos melhor quem somos. Na América do Sul, só o Brasil fala português. A língua diferente nos afastou por muito tempo. Tivemos uma grande aproximação durante os anos 70 e 80. Depois passou. Então, empreender essa jornada de comunhão com o melhor de cada povo americano - e o melhor de cada povo é sua cultura - é imprescindível para fortalecer a resistência aos tempos sombrios que o mundo atravessa", declarou Gerson Dudus, que conduz com maestria a Língua do P.