Macaé abre curso de Monitores Ambientais

28/10/2005 14:24:20 - Jornalista: Marilene Carvalho

O Clube da Árvore Projetos Ambientais está formatando uma parceria eco-social-educacional com a Guarda Municipal, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), com a finalidade de treinar novos Monitores Ambientais. O curso é gratuito e será realizado aos sábados, nos dias 5 e 12 de novembro, das 14h às 17h, no auditório da Guarda Municipal. Estão sendo oferecidas 90 vagas.

Os participantes irão atuar em suas comunidades na orientação e informação, sobre os problemas causados pela incorreta destinação dos resíduos domésticos. Segundo o coordenador de Educação Ambiental do Clube da Árvore, professor Júlio César Leitão, este curso é uma antecipação do prefeito Riverton Mussi para que no ano de 2006 haja em Macaé a implantação de um Programa de Coleta Seletiva. Aberto a todas as idades, a escolaridade mínima para o curso é a 8ª série.

O curso terá as seguintes abordagens: O que é Ecologia; Sobre os Ecossistemas de Macaé e Região; O que é Lixo; O que é Resíduo Industrial; Como funciona uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto e uma ETA - Estação de Tratamento de Água; O que são os Vetores de Doenças (rato, barata, mosca, mosquito, carrapato, etc); a implantação de um Programa de Coleta Seletiva; como criar uma Cooperativa de Catadores de Recicláveis.

A certificação dos participantes será no sábado, dia 19, às 9h, durante a atividade “Limpeza do Rio Macaé”, que contará com a presença dos outros 120 monitores ambientais já formados pelo Clube da Árvore. O professor Julio Cesar C. Leitão é ambientalista, professor universitário, coordenador de Educação Ambiental e Perito Ambiental. As inscrições são feitas no site: www.clubedaarvore.com.br