Macaé atenta na vacinação anti-rábica

09/09/2005 14:37:44 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Acontecerá no sábado (17/09), o Dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica felina e canina. A secretaria de Saúde de Macaé inovou e vem realizando a campanha desde julho. A meta do município é imunizar 20 mil animais a partir de um mês de idade.

No dia 17, a campanha ocorrerá das 8h às 17h e a secretaria atuará em pontos estratégicos do município, trabalhando com 15 postos. De acordo com a gerente da Divisão de Zoonoses, a veterinária Maria Cristina Pereira, já foram imunizados cerca de 16 mil animais. “A vacinação no sábado (17) atenderá as pessoas que durante a semana não podem levar seus animais nos postos montados nos bairros. Nosso objetivo é assegurar o controle da raiva”, ressaltou.

Segundo dados do Ministério da Saúde devido à campanha de vacinação, a cada ano diminuem os casos de raiva no país. Em 2000, foram registrados 1.227 casos de raiva canina e em 2001, 794 ocorrências. Em 2002, foram confirmados 405 casos. A vacinação anti-rábica é anual, mas não há contra-indicação se o cão ou gato for vacinado mais de uma vez no mesmo ano.

Raiva Humana - A vacinação animal é a principal forma de prevenção da raiva humana. Os cães são responsáveis por cerca de 95% dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, são responsáveis por outros 5%.

Também é importante a população estar consciente sobre a posse responsável de animais domésticos. Cerca de 70% das pessoas vítimas de agressões por cães foram atacadas por animais que têm donos. É fundamental que a pessoa agredida procure atendimento médico, para receber vacina ou soro, pois a raiva humana depois de instalada é letal em 100% dos casos. Em 2001, mais de 447 mil pessoas foram agredidas por cães no país.


Relação de Postos

PV 01 – Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas
PV 02 – Mirante da Lagoa (praça do bairro)
PV 03 – Associação de Moradores da Nova Holanda
PV 04 – Escola Municipal Lions – Bairro da Glória
PV 05 – PSF Praia Campista
PV 06 – Costa do Sol (praça do bairro)
PV 07 – Quadra da Princesinha – Bairro Cajueiros
PV 08 – Escola Estadual Irene Meirelles – Bairro da Imbetiba
PV 09 – Bairro Riviera Fluminense (Alameda Etelvino Gomes – em frente ao mercadinho SOS
PV 10 – Escola Municipal Cláudio Moacir – Parque Aeroporto
PV 11 – Escola Municipal Zelita Rocha – Parque Aeroporto
PV 12 – UBS – Morro de Santana
PV 13 – Escola Municipal Senhor dos Passos – Bairro Botafogo
PV 14 – Escola Estadual Rachel Reid – Bairro Aroeira
PV 15 – Escola Estadual 1º de maio – Bairro Miramar