Macaé atrai olhares de investidores em feira internacional

09/09/2005 17:46:01 - Jornalista: Simone Noronha

Pelo menos 10 empresas da área de petróleo se mostraram interessadas em investir em Macaé. Nesta quinta-feira, (8/9) na feira Offshore Europe 2005 Oil & Gas Exhibition & Conference, em Aberdeen, na Escócia, a comitiva da missão de negócios de Macaé, liderada pelo prefeito Riverton Mussi (PSDB), visitou diversos estandes de multinacionais. “Fomos muito bem recebidos. Por sua vocação econômica, Macaé tem uma boa expressão no mercado internacional”, comentou o prefeito. A Offshore Europe 2005 Oil & Gás é uma das maiores feiras de petróleo e gás do mundo.

Entre as empresas que mostraram interesse em investir em Macaé, está a Wellstream, especializada na fabricação de módulos de segurança e de equipamentos para acesso de tubulações. Uma outra empresa, especializada na fabricação de raisers (equipamento offshore) também acenou com a possibilidade de montar um módulo de fabricação em Macaé. “Todas as empresas que visitamos mostraram algum tipo de interesse em se instalar no município, principalmente quando falamos sobre as vantagens do nosso Pólo Industrial”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, que também participa da missão.

Também participam da comitiva o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundec), Jorge Siqueira e os vereadores pastor Jorge de Jesus (PL) e Maria Helena Salles (PSDB). Na próxima segunda-feira, dia 12, a comitiva se encontra com representantes da prefeitura de Londres, com o objetivo de fomentar o intercâmbio de jovens de Macaé com a cultura inglesa. “Vamos nos reunir com o consulado britânico para criar mais incentivos e oportunidade de intercâmbio para os jovens”, afirmou o presidente de Fundec, Jorge Siqueira.

Da Europa, o prefeito Riverton Mussi segue a África, com destino a Luanda. Na capital da Angola, a segunda comitiva de negócios, formada pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e pelo Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, além de empresários, se encontram com o prefeito no dia 16 (sexta-feira). O grupo vai se encontrar com empresários que têm negócios no país africano e também em Macaé. O tratado Pró-África, assinado ano passado entre Brasil e África, vai ajudar a comitiva a buscar novos investimentos para Macaé.

A viagem à África será dividida em duas etapas: empresarial e política. Um dos objetivos é estreitar a relação entre Luanda e Macaé e para isso, os dois municípios vão assinar o tratado de cidades-irmãs. A agenda na África da comitiva de Macaé foi elaborada com o intermédio do embaixador brasileiro Jorge Taunay e inclui encontro com os ministros do petróleo e gás, da saúde, da educação e cultura.