Macaé celebra Semana das Águas com atividades

20/03/2017 14:14:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Educação ambiental é intensificada em ações como preservação das tartarugas marinhas

A Semana das Águas será comemorada com muitas atividades em Macaé. De quarta-feira (22) a sexta-feira (24), a população poderá conhecer um pouco mais sobre o que é feito, no município, no trabalho de conservação de rios, lagos e mares. A iniciativa é da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, que prevê com a ação, focar na educação ambiental.

O secretário da pasta, Gerson Martins, acredita que a preservação dos recursos hídricos é um dos principais temas no meio ambiente, e deve ser encarado com seriedade e responsabilidade. "Sem água, não há vida. Por isso, resolvemos organizar esse evento que visa levar mais informações às pessoas sobre tudo que vem sendo feito nesse sentido", explica.

A programação no dia 22, Dia Mundial das Águas, será na Praça Washington Luiz, a partir das 9 horas. Serão montados estandes de diversas instituições. Os espaços serão abertos à população e haverá visitação de alunos do ensino público. Às 9h30 acontece apresentação com contadores de história. Às 13 horas é a vez de exibição de vídeos no "Curta Água".

Às 14 horas tem mais contação de história para a criançada e às 15 horas, apresentação das ações da Secretaria de Ambiente. Encerrando a atividade do dia, às 16 horas, será promovida apresentação da Banda dos Regentes.

Ilha do Francês - Já no dia 24, uma ação ambiental conjunta vai fazer limpeza de praia e costões na Ilha do Francês. A Secretaria de Ambiente participa com um barco, tenda e distribuição de água aos voluntários que vão recolher lixos e apagar pichações. A atividade é feita em parceria com as secretarias de Pesca, Turismo, Ordem Pública, Comunicação, Defesa Civil, Iate Clube, Nupem-UFRJ e projeto Iurukuá, que visa à preservação de tartarugas marinhas.