Macaé Centro e Lagomar foram os locais mais atingidos pelo vento forte

21/06/2005 18:28:00 - Jornalista: Catarina Brust

Cerca de 250 famílias tiveram suas casas atingidas pelas rajadas de vento forte que alcançou 105 quilômetros por hora na noite desta segunda-feira (20) por volta das 18h. Bairros como São José do Barreto, Aeroporto e Lagomar foram os mais atigindos em Macaé. Dessas famílias, 100 ficaram com suas residências totalmente destruídas.

O Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), foi um dos locais mais danificados. Uma parte lateral da construção foi arrancada e 200 metros do muro ruíram. Um laudo emitido pela empresa responsável pela construção do Centro de Convenções informou que a estrutura do prédio está em perfeitas condições.


Na hora que o vento atingiu o bairro de São José do Barreto, 70 operários trabalhavam na desmontagem das tendas e recolhendo equipamentos usados na Feira Brasil Offshore, realizada entre os dias 15 e 17, no Macaé Centro. O administrador do Centro de Convenções, Leonardo Cultura, explicou que parecia um turbilhão, uma avalanche na horizontal, levando tudo que estava pela frente.

- Abrimos as portas para que o vento pudesse passar senão os estragos seriam muito piores. Quando o vento passou, fomos verificar se havia alguma baixa. Soubemos que só um rapaz ficou ferido – afirmou Leonardo.

O rapaz que ficou ferido é José Carlos de Oliveira, 41 anos, que foi ferido no tórax e no queixo por uma barra de ferro, e foi transferido para o Hospital Municipal de Macaé (HPM). Já George Correa de A Peixoto, 30 anos, foi arrastado por 200 metros durante o vento forte, no Macaé Centro.

-Eu estava trabalhando na desmontagem do piso no local das tendas. Por volta das 18h, começou a chover e eu vim buscar minha mochila. Na metade do caminho eu fui pego pelo vento que me jogou perto do Centro de Convenções, a uns 200 metros – disse George, mostrando ferimentos superficiais no braço e na perna.

Marcos Antônio Teixedo, 38 anos, recolhia máquinas da empresa Continental Máquinas, quando foi surpreendido pelo vento forte. “Foram sete minutos de terror. Os ferros da estrutura das tendas voavam e caíam do meu lado. Fiquei abrigado embaixo do caminhão da firma enquanto o vento não passava. Graças à Deus estamos todos bem, mas tive que ligar para à família avisando que não aconteceu nada comigo”, falou.

Técnicos da secretaria de Municipal de Obras e da empresa responsável pela obra do Macaé Centro estiveram durante todo o dia, fazendo a remoção de árvores caídas e do muro que dividia o Parque de Exposição e o Centro de Convenções. O secretário de Obras, Tadeu Campos, colocou várias equipes de sobreaviso para um possível atendimento emergencial.

O show do grupo O Rappa que aconteceria neste sábado foi cancelado, bem como o evento Ação Global, que seria no próximo dia três.

Defesa Civil

Eric Schueler, coordenador geral da Defesa Civil Municipal explicou que desde às 18h30 minutos desta segunda-feira, os danos e prejuízos causados no município estavam sendo avaliados. O comandante do Corpo de Bombeiros da Área das Baixadas Litorâneas, coronel Luiz Paulo Bento Sias, informou que a Defesa Civil atendeu vários casos de pessoas traumatizadas, mas poucas ocorrências envolvendo vítimas humanas. “Os prejuízos foram mais materiais. Os proprietários do Clube dos 40 – no bairro do Lagomar, que foi o mais atingido pelo vento -cederam o espaço gentilmente, para servir de base para as operações da prefeitura de Macaé. A informação que temos é que as chuvas vão continuar, mas não com a mesma intensidade”, disse Sias. Ele acrescentou que uma equipe da Defesa Civil Estadual estava vindo do Rio de Janeiro para avaliar os danos, para através de uma notificação prévia, decretar situação de emergência nos bairros do Lagomar, São José do Barreto e Aeroporto.

-Isso facilita o trabalho da prefeitura de Macaé para atender da melhor forma possível a comunidade que sofreu mais danos com a rajada de vento forte – avaliou.

Diversos galpões de firmas foram destelhados nos bairros do Lagomar, Aeroporto e São José do Barreto, entre eles o da empresa Alphatec. O local mais atingido foi o Lagomar. Uma equipe da prefeitura de Macaé, formada por diversas secretarias, percorreu o bairro nesta tarde de terça-feira para contabilizar os estragos e atender às vítimas.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que foram disponibilizados mais dois médicos, uma ambulância e uma kombi para o Módulo do Programa Saúde da Família (PSF) do Lagomar, para dar suporte às famílias. O Pronto Socorro do Aeroporto registrou 17 ocorrências desde ontem à noite, e o Hospital Público Municipal (HPM) três casos, todos sem gravidade.