Macaé Cidadão discute cidadania com alunos da rede municipal

09/09/2005 17:16:01 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Alunos do ensino médio e fundamental da rede municipal de Macaé estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (09), no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), para debater cidadania. O encontro, promovido pelo Programa Macaé Cidadão, em parceria com a secretaria de Educação (Semed), faz parte do projeto “Educando na Cidadania”. Uma peça de teatro encenada pelos alunos da Escola Joaquim Augusto Borges, da Bicuda, marcou a abertura do quarto encontro que teve como tema o meio ambiente.

As palestras foram proferidas por dois professores do Nuppen/UFRJ para cerca de 300 estudantes. Para Amélia Augusta Guedes, coordenadora do Programa Macaé Cidadão, esses encontros temáticos têm como objetivo transformar as crianças em agentes transformadores na comunidade.

No próximo dia 14 serão realizadas as oficinas, adiantou a coordenadora, lembrando que o encontro contará com a participação de educadores sociais, psicólogos e professores. Num terceiro momento será a vez da participação dos alunos com a comunidade. “Nós queremos ouvir a comunidade para saber o que ela pensa e deseja implantar”, disse Amélia.

A escola, segundo Amélia, é uma das maiores instituições na comunidade como capacidade para desenvolver esse trabalho com o jovem. “Através de um trabalho de conquista do jovem conseguimos chegar aos pais e promover mudanças . Assim, atingimos um número grande de famílias”, esclareceu.

E o objetivo foi atingido. O estudante do segundo ano do ensino fundamental, William Thomaz Lopes, descobri o verdadeiro papel do Conselho Tutelar. “Antes eu pensava que o conselho era só para repreender a gente, agora sei que lá, eles procuram identificar se a criança tem algum problema com a família”, explicou.

Para ele, os encontro temáticos serviram também como um grande aprendizado. “Eu não sabia que o carnaval era da África, pensava que era uma criação nossa”, disse.