Macaé Cidadão realiza novas pesquisas

25/02/2005 18:21:55 - Jornalista:

Prosseguindo os trabalhos de pesquisa, o Programa Macaé Cidadão definiu os próximos levantamentos que serão feitos junto à comunidade local. Alguns foram solicitados pela prefeitura, sociedade civil e outros identificados pelo próprio programa. Além da pesquisa domiciliar, realizada nos biênio 2001/2002, o Macaé Cidadão fará mais dez novas pesquisas.

A pedido do prefeito Riverton Mussi, a coordenação do Macaé Cidadão atualizará os dados, tendo em vista o crescimento populacional de Macaé. A pesquisa, segundo a coordenadora do programa, Amélia Guedes, começará em abril. “No momento, estamos em fase de elaboração, já que muitas ações precisam ser desenvolvidas antes da equipe ir a campo”, relata a coordenadora.

Conforme Amélia, nessa fase são contratados e treinados os pesquisadores. Há, ainda, a participação dos secretários municipais que estão analisando, junto à equipe do Macaé Cidadão, o questionário e propondo outras perguntas que trarão novos dados. “São informações que vão direcionar o trabalho da prefeitura”, frisa Amélia.

Entre as novas pesquisas, está a que vai traçar o perfil e o levantamento do setor religioso em Macaé. Seu principal objetivo é identificar a distribuição no espaço geográfico, que possibilitará conhecer o setor em vários aspectos como o percentual de crescimento da população religiosa, além de suas estruturas. A proposta é fazê-la anualmente.

Outro tema abordado na pesquisa está relacionado à estrutura física dos estabelecimentos de segurança nas esferas municipal, estadual e federal. Serão levantados a jurisdição de cada um, o perfil sócio-econômico de seus funcionários, estado de conservação das viaturas e outros pontos.

O Macaé Cidadão levantará também o movimento policial, acidentes de trânsito com vítimas, perfil do corpo de bombeiros, taxa mensal de empregos e desempregos, índice de cesta básica, além de outros assuntos solicitados junto ao programa.