Macaé comemora queda na taxa de mortalidade infantil

11/04/2005 11:24:34 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Vendo a importância da educação no processo de promoção da saúde, o secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, informou nesta quinta-feira (07) durante comemoração ao Dia Mundial da Saúde, cujo tema é a “Saúde Materno Infantil”, a queda na taxa de mortalidade infantil no município. A taxa, que em 2002 era de 11,75, no ano passado, caiu para 8, 2 em mil nascidos vivos. “Esses números mostram que estamos no caminho certo. Isso se deve muito aos nossos programas de prevenção”, comentou o secretá

O secretário acrescentou que atualmente morrem por ano no país mais de duas mil mulheres e 38 mil recém-nascidos por complicações na gravidez, no parto, no pós-parto, e em decorrência de abortos. “Só vamos diminuir estes índices se conseguirmos sensibilizar a mulher que ela deve se cuidar, a partir de sua primeira menstruação”.

Durante a cerimônia de abertura o vice-prefeito, Carlos Augusto de Paula, disse que foi decido pelo prefeito Riverton Mussi que o Hospital em reforma na Barra de Macaé será destinado à mulher. Ele ressaltou ainda a importância do planejamento familiar e a atuação dos projetos de saúde com uma equipe multidisciplinar. “As ações de saúde se potencializam quando há interação de profissionais de vários segmentos. Estamos fazendo isso em nosso município”, falou.

A secretaria de Saúde de Macaé vem desenvolvendo um conjunto de ações para atender a gestante de forma integral. O atendimento começa pelo acompanhamento da mãe no pré-natal, com consultas e exames onde ela recebe orientações sobre aleitamento materno, priorizando a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê, pois atende todas as suas necessidades.

Outro fator importante é que as gestantes do município também contam com a maternidade do Hospital Publico Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva, que possui toda infra-estrutura de equipamentos e de profissionais qualificados.