Macaé deflagra campanha de combate à Dirofilariose

14/12/2017 10:07:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Exame gratuito para 100 animais será realizado na Unidade de Castração

Como parceira da Sociedade de Cardiologia Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), irá deflagrar, no próximo sábado (16), das 8h30 às 14h, na Unidade de Castração de Cães e Gatos do Lagomar, a primeira campanha de combate à Dirofilariose na cidade.

A dirofilariose ou "verme do coração" é uma doença causada por um parasita, transmitido através da picada de mosquitos que vivem principalmente em cidades litorâneas. Ela atinge os cães e gatos de qualquer idade e, ocasionalmente, pode atingir também o ser humano. A prevenção desta doença é simples, porém seu tratamento é complicado, de longa duração e custo elevado.

Destinada aos tutores da área, a campanha objetiva testar gratuitamente 100 animais para o verme do coração em sua forma imatura e adulto, além de conscientizar os proprietários de como é realizado o diagnóstico e o tratamento. No local serão distribuídas senhas para o teste.

- O teste é um exame de sangue, que será realizado em laboratório. No dia da campanha faremos os exames físicos dos animais e coletaremos para enviar ao laboratório. Os acessos aos laudos serão feitos por email ou impressão dos laudos que ficarão disponíveis na unidade de castração do Lagomar, uma semana após a coleta –, informou a presidente da Sociedade de Cardiologia Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (SCVRJ) e Cardiologista Veterinária, Eliza Camolezi.

De acordo com Camolezi, a iniciativa visa promover a conscientização dos tutores de animais do município. A Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV) conseguiu os testes e insumos através de patrocínios. Em Macaé, a parceria da CEPSACZ é fundamental para o sucesso da campanha.

Durante o evento haverá conscientização com distribuição de panfletos explicativos e a coleta do sangue dos 100 animais que estiverem presentes com seus proprietários. Segundo o coordenador da CEPSACZ, Rafael Amorim, as pessoas que queiram cessar as dúvidas poderão conversar com os médicos veterinários que estarão presentes no dia da campanha. “Se deixada sem tratamento, a dirofilariose pode ser fatal e a melhor maneira de combater o verme do coração é através da prevenção”, explicou.


Fotos Relacionadas