Macaé discute Consórcio Intermunicipal de Saúde

19/09/2005 16:45:42 - Jornalista: Genomarta Oliveira

Os secretários de saúde dos nove municípios da Região Norte Fluminense se reunirão nesta terça e quarta-feira em Macaé, juntamente com o secretário estadual de Saúde, Gilso Cantarino, e o presidente do Conselho de secretários municipais de saúde do Rio de Janeiro (Cosems), Valter Lavinhas. Eles discutirão questões do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte e da Comissão Intergestora Bipartite.

O evento será realizado no auditório do Hotel Comfort Suítes, a partir das 14h. De acordo com a assessoria do Cosems, as reuniões do Conselho sempre aconteciam na sede, no Rio de Janeiro, mas agora elas serão realizadas em todas as regiões do estado, pois é uma oportunidade de reunir representantes dos municípios fluminenses.

O secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo disse que irá solicitar ao secretário estadual de Saúde, algumas mudanças no Consórcio Intermunicipal de Saúde, para que Macaé seja pólo da micro-região norte, que compreenderá as cidades vizinhas de Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu.

Outra questão que será abordada pelo secretário, é que o Plano de Desenvolvimento Regional também seja revisto, transformando os municípios de Macaé, Quisamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, (os dois últimos pertencem a Região Litorânea e têm como pólo Cabo Frio) na Região Petrolífera, que terá como pólo o município de Macaé.