Macaé é convidada para entidade mundial de produtores de petróleo

04/05/2005 14:05:28 - Jornalista: Eny Maria Rios

Em reunião realizada na noite de terça-feira (3) em Houston, estado do Texas, nos Estados Unidos, Macaé foi convidada para integrar uma entidade mundial de cidades produtoras de petróleo. A informação foi passada pelo prefeito Riverton Mussi (PSDB), por telefone, na manhã desta quarta (4). “Nos reunimos com o prefeito de Houston e com chefes do executivo de outros 13 municípios produtores de petróleo e a partir daí, Macaé foi convidada a integrar essa associação”, afirmou.

Todos os municípios que participaram da reunião são detentores de royalties do petróleo.

A reunião foi com a World Energy Cities Partnership, presidida por Peter J. Kelly. “A associação tem como objetivo a troca de experiências entre os prefeitos responsáveis por administrar cidades que sofrem o impacto do desenvolvimento econômico impulsionado pelo petróleo e gás”, observou Riverton, acrescentando que pretende incluir Macaé como membro associado desta instituição para garantir ao município não só um destaque internacional, mas também participação em uma instituição que vai permitir a aquisição constante de dados atualizados da indústria petrolífera.

Fazem parte da entidade as cidades de Villahermosa (México), Stavanger (Noruega), St John´s (Canadá), San Fernando (Trindade e Tobago), Rio de Janeiro, Perth (Austrália), Luanda (Angola), Houston (EUA), Halifax (Canadá), Dongying (China), Daging (China), Dammam (Arábia Saudita), Calgary (Canadá) e Aberdeen (Escócia).

Riverton participa da Offshore Technology Conference (OTC), consolidada como a maior feira de petróleo do mundo. Também participam da conferência os secretários de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel e de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Econômico, Jorge Siqueira, além dos vereadores Luiz Fernando Pessanha (PTC) e Maxwell Vaz (PT).

De acordo com o prefeito, a comitiva está apresentando o projeto de implantação do Pólo Industrial para multinacionais do segmento offshore de petróleo e gás. “Estamos conhecendo a maior feira petrolífera do mundo e mantendo contato com empresas já estabelecidas no município e outras que não estão, mas têm interesse”, assinalou.

As negociações estão sendo realizadas com diversas empresas. Uma está estabelecida em São Paulo, mas quer sair e apresentou vontade de vir para Macaé. Outra está em Belo Horizonte (MG) e uma terceira está pleiteando iniciar operação em terras brasileiras. “Vamos concretizar esse trabalho ao chegar no Brasil”, disse o prefeito, que se encontrou com diretores da Petrobras de Macaé na OTC e com outros diretores internacionais da multinacional.

O modelo conceitual do Pólo Industrial será lançado em junho, durante a Feira Brasil Offshore. “A criação do Pólo Industrial veio da necessidade de instalação de novas indústrias no município, tanto do setor petrolífero quanto de outros segmentos”, comentou Riverton. A idéia é trabalhar a possibilidade de exportação não só de tecnologia de exploração em águas profundas, mas eventualmente utilizar o conhecimento técnico para confecção de equipamentos com o objetivo de exportar.

Para o vereador Maxwell Vaz, a participação de Macaé na feira internacional está sendo produtiva. “Estamos fortalecendo o relacionamento com indústrias para beneficiar Macaé e região”, destacou. O vereador Luiz Fernando Pessanha destacou a importância do contato com empresários e donos de grandes indústrias. “A globalização une pessoas com o mesmo propósito”, analisou.

Nesta quarta-feira, a OTC aborda questões como estimativas de reserva de óleo e gás, modelos novos de negócios por um século novo, perfuração em águas profundas, estruturação de plataformas offshore, entre outras.

Comitiva conhece sistema de turismo
implantado por meio de canais

A comitiva macaense conheceu nesta quarta-feira o sistema de canalização da cidade de Santo Antonio, também no Texas. O município possui características geográficas similares a Macaé e aproveitou o fato de ser abaixo do nível do mar – o que provocava alagamentos na região – para desenvolver uma solução criando canais de drenagem e usando esses canais em modelo de navegabilidade, permitindo não só apoio ao transporte, mas também atração de turistas do mundo inteiro, atraindo e retendo riquezas na cidade.