Macaé é destaque na Fenashore

20/09/2005 10:35:36 - Jornalista: Janira Braga

NITERÓI– Macaé está participando da Feira e Conferência Internacional de Tecnologia Naval e Offshore (Fenashore), que acontece até o dia 22 no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ). Durante a abertura do evento, nesta segunda-feira, o prefeito Riverton Mussi representou a Confederação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo (Competro) na sessão de abertura e destacou, durante o evento, a importância da presença de Macaé na feira, com um estande institucional.

- O município participa do arranjo produtivo do petróleo como um todo. Niterói é a origem da indústria naval e Macaé faz a integração da indústria offshore. Esse ciclo começa no entorno da Baía de Guanabara e vai ser consumado na Bacia de Campos – destacou o prefeito, acrescentando que defende o desenvolvimento integrado do setor.

O Pólo Industrial de Macaé é um dos atrativos do estande da prefeitura de Macaé – os investidores estão conhecendo a logística do pólo, a concepção e vantagens competitivas. Pelo estande, passaram cerca de duas mil pessoas até às 20 horas desta segunda (19) – horário de fechamento dos portões. Nos quatro dias de evento, a expectativa é que dez mil pessoas visitem a feira.

Durante a abertura, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, ressaltou que a feira contribui para a reorganização da indústria naval no Brasil, além de viabilizar a expansão do crescimento econômico no setor. “Até 2010, a Petrobras vai investir US$ 56,4 bilhões, sendo 49,3% deste montante no Brasil”, destacou, acrescentando que a estatal pretende chegar a produzir 2,3 milhões de barris por dia em 2010.

Já o Secretário de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo, Wagner Victer, afirmou que a Fenashore deve seguir o exemplo da Feira Brasil Offshore, de Macaé. “A Brasil Offshore é a terceira maior feira de petróleo do mundo. A prefeitura está no caminho certo”, disse.

A Fenashore, que reúne 108 empresas da indústria naval e offshore, ocupa uma área de sete mil metros quadrados e é organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pela prefeitura de Niterói e pela Niterói Polotec. Oitenta pequenos e médios fornecedores vão participar da rodada de negócios da feira, organizada pelo Sebrae e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). “Grandes estaleiros de Niterói, associados ao capital estrangeiro, participam da feira”, explicou uma das organizadoras do evento, a subsecretária de Ciência e Tecnologia de Niterói, Lindalva Cid.

De Macaé, participaram do primeiro dia de Fenashore os secretários de Comunicação Social, Romulo Campos; de Fazenda, Cassius Ferraz; de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel; o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura e o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Siqueira.

Também participaram da abertura os presidentes da Onip, Oswaldo Pedrosa Júnior; da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio; do IBP, João Carlos de Luca; do Sebrae-RJ, Sérgio Malta; da Petrobras Transpetro, Sérgio Machado; o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cícero Fialho; o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, entre outras autoridades.