Macaé e província africana vão assinar acordo comercial

03/10/2005 17:12:33 - Jornalista: Janira Braga e Sérgio Lopes

Macaé e Cabinda - província de Angola, na África – vão oficializar até o final do ano o acordo verbal estabelecido entre o prefeito Riverton Mussi (PSDB) e o vice-governador de Cabinda, Antonio Goma, para fortalecer as relações econômicas, comerciais e culturais entre o município e a província africana. O encontro do prefeito com o vice-governador aconteceu nesta segunda-feira (3), no gabinete.

Os administradores das cidades de Cabinda, André Mingas e de Cacongo (ambas na província de Cabinda), Macaia Tati, além do chefe do Instituto Nacional de Ordenamento Territorial, Albino João, também participaram da reunião.

- Nosso objetivo em intensificar encontros com autoridades internacionais é buscar parcerias na área empresarial e promover intercâmbio entre estudantes – afirmou Riverton, que, munido de informações históricas, relatou à comitiva angolana os ciclos de desenvolvimento econômico já vividos por Macaé, desde a chegada da Petrobras, em 1978.

“Nossa visita a Macaé tem o objetivo de trocar experiência entre a província e o município, que possuem similaridades, tanto do ponto de vista populacional, como a base econômica”, disse o vice-governador de Cabinda, Antonio Goma, se referindo à extração de petróleo.

A província de Cabinda é responsável por 80% da produção de petróleo angolano, de 1,3 milhão de barris/dia. Situação parecida acontece na Bacia de Campos, onde 83% do petróleo nacional é produzido, totalizando 1,7 milhão de barris/dia. O acordo estabelecido verbalmente entre o prefeito e o vice-governador será oficializado, por meio de protocolo de intenções, com o governador de Cabinda.

“Esse acordo vai facilitar nosso intercâmbio cultural e econômico. Acreditamos que deve existir uma relação cultural forte entre Macaé e Cabinda porque temos pontos em comum em relação ao desenvolvimento”, ressaltou Goma.

INCUBADORA - O vice-governador destacou que pretende criar em Cabinda um Centro de Incubadora de Negócios para servir de base à formação do pequeno empresariado, semelhante à Incubadora de Cooperativas, da prefeitura de Macaé. “Queremos trocar experiências com empresários de Macaé para conhecer mais o mercado”, disse.

O prefeito de Macaé lembrou que hoje, o município investe em qualificação de mão-de-obra especializada, mas logo no início da instalação da base operacional da Petrobras, não houve esse investimento. “Macaé hoje tem muitas prestadoras de serviço, mas poucas indústrias. Por isso, estamos desenvolvendo políticas de atração e retenção de investimentos no Pólo Industrial. Também investimos na educação alinhada ao mercado de trabalho, com a construção do Complexo Universitário, para capacitar os munícipes”, ressaltou Riverton.

Participaram da reunião no gabinete o gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Campos, Carlos Eugênio da Resurreição; o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira; os secretários de Comunicação Social, Romulo Campos; de Governo, André Braga; de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura. O assessor do vice-governador, Bonifácio Copeleto e o assessor governamental, Antônio Macaia, também fazem parte da comitiva angolana.

Macaé fortalece relações internacionais

Macaé já possui relação estreita com Lafayette, na Louisiana (EUA) e nos últimos meses está fortalecendo contato com Aberdeen, na Escócia; Londres, na Inglaterra, além de ter sido convidada para integrar a World Energy Cities Partnership, presidida pelo governador do estado do Texas (EUA), Rick Perry, e pelo prefeito de Houston, Bill White. A associação reúne 13 cidades produtoras de petróleo do mundo.

- Vamos intensificar o intercâmbio com outros países para trocarmos experiência, buscarmos mais investimentos e parcerias – acentuou o prefeito. Já o gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Campos, Carlos Eugênio da Resurreição, comentou que quando a Petrobras chegou em Macaé e começou a aumentar a produção, o município foi surpreendido com a necessidade de grande desenvolvimento de recursos humanos. “Nos últimos anos, Macaé passou por uma velocidade grande de desenvolvimento. A Petrobras e a prefeitura devem atuar de forma conjunta dentro do planejamento de crescimento do município”, observou o gerente da Petrobras, acrescentando que o Complexo Universitário vai facilitar a capacitação de mão-de-obra no município.

Parceria com Angola pode movimentar 1 bilhão de dólares em negócios

Devido à semelhança de situação entre Angola e o município de Macaé, há um grande interesse das autoridades angolanas em conhecer como se desenvolvem as relações entre o governo macaense com a Petrobras, as empresas que lhes dão suporte e a comunidade.

A província de Cabinda possui 7.000km², com cerca de 350.000 habitantes, sendo 130.000 concentrados na capital Cabinda. De acordo com o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, o importante é que Macaé, com esta visita, entra definitivamente no circuito internacional tanto na área de petróleo e gás quanto na de serviços e de treinamentos. “Nós temos outros paises como a Noruega, Inglaterra e os Estados Unidos que começam a ver Macaé como um pólo de atração de negócios internacionais”, disse.

Segundo Moura, Macaé entra num processo de exportação. Quando se gera exportação, gera emprego no local que está exportando.”O objetivo é criar condições para que o comércio e a indústria não fiquem estagnados somente no mercado interno, mas, tenha outras opções no mercado externo. Isso gera negócios e, automaticamente, empregos”, explicou.

Conforme Adolpho, existe a intenção da comitiva macaense ir a Brasília se encontrar com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. “Se conseguirmos apoio dos governos Federal e Estadual, chegaremos à cifra de um bilhão de dólares em movimentação inicial de negócios, principalmente, entre Macaé e Angola na área de serviços e treinamentos”, garante.