Macaé firma parceria com Apae para Teste do Pezinho

28/01/2015 17:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Proposta é ter mais uma opção para realizar o teste do pezinho no município

O secretário de Saúde, Pedro Reis, recebeu nesta quarta-feira (28) representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Rio de Janeiro, Tânia Athayde, Eulália Dantas e Fernando Rocha na sede da secretaria. No encontro, foi assinada repactuação para a Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), com o objetivo de atender o aumento da demanda e o desabastecimento temporário dos insumos fornecidos pelo Estado.

A proposta é ter mais uma opção para realizar o teste do pezinho no município. Atualmente, as lancetas, filtros e resultados são ofertados pelo IEDE (Instituto de Diabetes e Endocrinologia). A parceria com a Apae possibilitará a descentralização da oferta destes materiais, também, pela entidade.

- Aproximadamente 20 municípios já aderiram a pactuação com a instituição. Ao visitar os municípios, estamos constatando, pontualmente, a falta de materiais para realização do teste, e por isso, retomamos este trabalho, em que somos pioneiros, desde 1986, antes mesmo da publicação da portaria 882 de junho de 2001 do Ministério da Saúde, onde torna obrigatório o teste, através do Programa Nacional de Triagem Neonatal/PNTN - disse Tânia.

O secretário ressalta que a preocupação é manter a regularidade do Teste do Pezinho na cidade. “O exame é fundamental para o diagnóstico de várias doenças que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê”, frisou, acrescentando que a parceria irá agilizar os resultados do exame.

Os representantes da Apae Rio visitaram a Casa da Vacina, localizada na Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro, onde é oferecido o Teste do Pezinho. Em Macaé, são realizados uma média de 400 exames por mês.

Pezinho – A triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.

Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar precocemente oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas.

As doenças diagnosticadas pelo teste podem ocorrer em qualquer criança, mesmo que pareça sadia ao nascer e não tenha parentes doentes. O Teste do Pezinho é praticamente indolor e utiliza material descartável e não causa qualquer prejuízo ao bebê.


Fotos Relacionadas