Macaé forma primeira turma de condutores de cães

13/07/2018 18:12:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Guga Malheiros

Macaé é referência no treinamento tático com cães

Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Vila Velha (ES) e o 32º Batalhão de Polícia Militar, em reconhecimento à qualidade dos profissionais do Canil da Guarda Municipal de Macaé, que é referência no treinamento tático com cães, enviaram oito adestradores para realizar o primeiro curso de condutores do município. O treinamento aconteceu durante o mês de junho e a formatura na tarde desta sexta-feira (13), no auditório do Paço Municipal. A proposta foi oferecer conhecimento tático para que os animais sejam utilizados no patrulhamento diário, no faro de armas, drogas, munições e também no controle de distúrbio civil, como protestos.

Agradecido, o comandante da Guarda Municipal de Nova Friburgo, Carlos Fernandes de Freitas, destacou o potencial da equipe de Macaé no treinamento de cães.

"Eu gostaria de mensurar a importância desse trabalho no combate à violência, às drogas e na defesa da população. O trabalho desenvolvido em Macaé é referência e agradeço a disponibilidade do município em sediar o curso. Estamos nos aperfeiçoando com o objetivo de levar mais proteção para a população de nossas cidades", disse o comandante.

De acordo com o secretário de Ordem Pública de Macaé, Sebastião Carneiro, o curso é uma vitória para o município, que também ganha com o intercâmbio de conhecimento e informação.

"A realização do curso só foi possível devido ao potencial de nossos servidores municipais. Agradeço à equipe do Canil, profissionais de extrema qualidade, que tiveram vontade e garra para fazer um projeto dessa proporção acontecer e dar certo. Também agradeço o reconhecimento e a confiança dos municípios que vieram e entenderam a importância da profissão no combate à violência", destacou o secretário.

O curso contou com cronograma prático e teórico, que abordou os seguintes temas: comportamento do cão; odorização do material; noções básicas da legislação; noções básicas de veterinária; condução; técnicas de manejo; abordagem; palestra sobre violência doméstica; primeiros socorros; segurança no manuseio de armas e algemação.

Em Macaé, o canil trabalha conjuntamente ao Grupo de Apoio Operacional (GAOp) da Guarda Municipal, com atuação em intervenções táticas e operacionais com policiais militares, reintegração de posse, invasões, entre outras ações. Atualmente, conta com nove cães. Destes, seis atuam no patrulhamento e controle; dois com faro e uma cadela cinoterapeuta (modalidade de terapia assistida por animais), que faz um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde, com crianças que necessitam desse tipo de terapia.

O treinamento dos animais é diário, com duração de uma hora e meia. O Canil realiza diversos cursos durante o ano e já capacitou cerca de 80 guardas de diversos municípios. O próximo curso para formação de condutores acontece em 2019. As informações para inscrição serão disponibilizadas no site da Prefeitura de Macaé assim que a data for definida.