Macaé lança campanha para conservação do livro didático

25/05/2017 09:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Trabalho busca estimular o bom uso e cuidado do material

Manter a conservação e a utilização do livro didático de maneira adequada não é tarefa fácil, mas em Macaé a prática é estimulada. O município segue a determinação do Ministério da Educação e está com inscrições abertas para o concurso “Boas práticas na gestão do Livro Didático”. A programação valida Macaé como uma das únicas cidades da região que investe nas ações que visam bons hábitos na gestão escolar como campanhas educativas, remanejamento de livros e cuidados. Para participar do concurso, os professores responsáveis pelos livros didáticos devem desenvolver plano de gestão até o final do mês de agosto.

O trabalho tem como objetivo destacar a importância do livro didático como importante recurso auxiliar na aprendizagem. Desde o início do ano letivo, Macaé desenvolve a campanha “Pratique cidadania. Cuide bem do seu livro didático”. As práticas de apoio à gestão seguem os princípios do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em consonância com os objetivos, informações e legislações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

No decorrer do concurso, as escolas municipais que atendem estudantes do Ensino Fundamental terão a oportunidade de apresentar as ações promovidas neste ano letivo, como controle da entrega dos livros didáticos (devolução em caso de transferência); campanhas de conscientização, dia do encapamento, escolha do amigo do livro e mascote cuidador, teatros e apresentações de musicais e teatros educativo.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a iniciativa visa não apenas tratar do zelo com o livro didático, mas tratar de projetos voltados para o estímulo à escrita e leitura, além da formação cidadã dos estudantes. “Estamos satisfeitos com o empenho dos cuidadores dos livros didáticos. Este trabalho consegue envolver toda comunidade escolar”, ressalta.

Após a elaboração do plano de gestão, que deve abranger estratégias desenvolvidas pelas escolas com registros fotográficos e escritos, o trabalho deve ser entregue no setor de Livro Didático da Secretaria de Educação entre os dias 7 de agosto e 11 de setembro.

A escola será avaliada por uma comissão julgadora formada por representantes da equipe do Programa do Livro Didático. O Plano de Apoio será selecionado conforme os quesitos de criatividade, efetivação das ações sistematizadas pela escola, originalidade e coerência dos slogans com o tema do concurso. A divulgação dos resultados será no dia 20 de setembro. A escola municipal escolhida receberá, no mês de outubro, homenagens e premiação simbólica em data que ainda será divulgada.