Macaé oferece tratamento para varizes

17/05/2017 15:52:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Procedimento é feito na Casa do Curativo com espuma aprovada pelo SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS do Ministério da Saúde aprovou, em janeiro, uma nova técnica para o tratamento de varizes: a escleroterapia com espuma. Na rede pública de Macaé, o tratamento começou a ser feito, gratuitamente, a partir de março, na Casa do Curativo.

O método é indicado para pacientes com insuficiência venosa, alguns já portadores de úlcera varicosa - quando a inflamação na veia chega ao ponto de necrosar a pele e abrir ferida. Pelo Sistema Único de Saúde, o atendimento é vedado para fins apenas estéticos. Atualmente estima-se que 70% da população adulta tenha algum tipo de variz.

- As varizes são veias dilatadas que deveriam transportar o sangue das pernas para o coração. A válvula fecha e impede que o sangue desça. Em alguns casos a escleroterapia substitui a cirurgia e ajuda a recuperar, também, a autoestima do paciente. O procedimento dura em torno de 10 minutos -, explicou o angiologista Fábio Brito.

Outro especialista que atende na Casa do Curativo é Rafael Peçanha. O paciente, a princípio, é avaliado por uma equipe de enfermagem. Posteriormente, o encaminhamento é feito para análise de um dos dois angiologistas, que estão no local às terças e quartas-feiras. Caso o procedimento seja necessário, o paciente ingressa em uma fila de espera.

Maria de Fátima dos Reis, 59 anos, moradora do Centro de Macaé, já foi operada e voltou a ter varizes. Agora, com a aplicação da técnica, apresenta boa evolução. "Estou satisfeita com o resultado", disse. Já com alta médica, Marilda de Oliveira da Silva, 76 anos, comemorou o sucesso do tratamento. "Eu teria morrido se não fizesse", acredita.

Até agora 15 procedimentos já foram realizados em Macaé. A Casa do Curativo funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h. A unidade fica localizada na esquina entre as ruas Visconde de Quissamã e Euzébio de Queiroz, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (DDD 22) 2796-1164.


Fotos Relacionadas