Macaé prepara atividades para Semana da Luta Antimanicomial

12/05/2017 16:27:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Arte do evento

Iniciativa busca promover o diálogo e diminuir o preconceito

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado dia 18 de maio, marca a reestruturação do modelo assistencial em Saúde Mental, em que o tratamento da pessoa em sofrimento psíquico grave é realizado sem a internação. Para lembrar a data, o Programa de Saúde Mental de Macaé promove durante os dias 15 e 18 de maio, diversas ações abertas à comunidade. O objetivo é incentivar o diálogo e o olhar da sociedade, convidando à reflexão de temas como inclusão social, cidadania e desinstitucionalização dos pacientes.

Uma roda de conversa com o tema "30 anos de movimento antimanicomial: Redefinindo a Luta", marca o início da programação no município. A ação acontece segunda-feira (15), às 18h30, na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA). Já na terça-feira (16), a partir das 13h, na Praça Veríssimo de Mello, será realizado uma série de ações, como Roda de Danças Circulares; Oficinas de Mandala, Monotipia e Maquiagem; Varal de Poesias e Cantoria. A programação, neste dia, terminará com uma passeata até a Antiga Câmara Municipal, no Centro.

Com a proposta de discutir o contexto político e os desafios da Luta Antimanicomial, na quarta-feira (17), às 9h, será realizada uma Assembléia Geral da Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Ad Porto, localizado na Rua Tiradentes, 240 - Imbetiba.

Para encerrar as atividades, na quinta-feira (18), às 9h, os profissionais de saúde discutem sobre a construção de Rede no SUS, a partir da exibição do filme: “Nise, Coração da Loucura”. O evento será realizado no Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248.

De acordo com a psicóloga do Caps, Fabrice Sanches, o evento foi organizado por usuários, familiares, profissionais e parceiros da Saúde Mental. A ação conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) e a Ouvidoria Geral do Município de Macaé.

- Hoje, os CAPS substituem os hospitais psiquiátricos e oferecem cuidado mais humanizado aos usuários que, por sua vez, transitam livremente pela cidade. Também é nossa intenção promover diálogo continuado com os diversos atores sociais acerca da loucura, no intuito de minimizar o preconceito e promover o respeito à forma singular de existência do portador de transtorno mental - pontuou Fabrice.

A gerência de Saúde Mental fica na Rua das laranjeiras, S/N - Imbetiba.

Antimanicomial - O dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, tem como objetivo consolidar a mudança no modelo assistencial em saúde mental, baseado nos princípios universais dos Direitos Humanos. A data foi instituída pelo Movimento de Trabalhadores da Saúde Mental, na cidade de Bauru, São Paulo, em 1979, quando iniciou no país uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. O Movimento reivindica formas de tratamento substitutivas ao encarceramento manicomial das pessoas diagnosticadas como doentes mentais.