Macaé realiza ações para fomentar turismo

15/02/2017 15:36:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Potencial turístico do Sana é destacado em encontro com profissionais

Para incrementar o turismo de lazer em Macaé, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, através da Ajunta de Turismo, tem realizado diversas ações. Na última sexta-feira (10), o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Tsuyoshi Yamamoto, e sua comitiva, visitaram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, um dos principais atrativos turísticos macaenses, especialmente no segmento de ecoturismo.

A visita fez parte da agenda de compromissos em Macaé e foi acompanhada pelo secretário adjunto de Turismo de Macaé, Leonardo Anderson, além de representantes de Carapebus e Quissamã.

O grupo foi recepcionado no Centro de Visitantes pelo chefe do Parque Nacional de Jurubatiba, Marcelo Pessanha. A maquete, que representa a ampla área de restinga protegida, foi apresentada. O material destacava suas características ambientais e as atividades turísticas realizadas, como trilhas, passeios de barco, e observação de aves - o birdwatching.

A comitiva também subiu ao mirante de observação, uma torre de 15 metros de altura, de onde foi possível visualizar a imensidão do Parque. A visita terminou com a ida até a Lagoa de Jurubatiba.

Para Leonardo Anderson, essa foi mais uma ação de estímulo ao desenvolvimento do turismo em Macaé. "O nosso intuito é despertar o interesse pela cidade como destino turístico. Esperamos que, futuramente, Macaé atraia turistas japoneses para conhecer esse e outros atrativos turísticos que a cidade oferece", acrescentou.

Capacitação

Com o objetivo de levar qualificação para o atendimento ao turista, a Secretaria Adjunta de Turismo, realizou, na última semana, um encontro para 20 profissionais do setor no Sana, região serrana de Macaé.

Os participantes conheceram temas como qualidade e postura no atendimento ao turista. O encontro foi realizado no Sítio Bambu, com abordagens para proprietários e monitores que atuam nas principais cachoeiras do Sana - Escorrega, Pai, Mãe, Filho e Sete Quedas, além dos poços das Borboletas e da Gruta.

O secretário falou sobre a importância da capacitação. "Qualificando os monitores que atuam diretamente junto aos turistas nas cachoeiras, aprimoramos a hospitalidade local. Ações como essa são fundamentais para assegurar que a experiência do turista seja positiva", frisou.