Macaé realiza I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

05/05/2005 17:29:58 - Jornalista: Eny Maria Rios

Traçar planos de políticas públicas municipais que atendam as minorias étnicas raciais é a finalidade da I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá no próximo sábado (07), das 8h às 17h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O evento, coordenado pela prefeitura de Macaé e Fundação Macaé de Cultura, tem como objetivo também contribuir para a elaboração do plano Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

A conferência, que será presidida por Ivana Mussi, terá como tema “Onde vocês esconde seu racismo? – Eliminação da Distribuição e Uma Política Pública para o Município de Macaé”. A conferência será desenvolvida em três etapas: mecanismo de reprodução do racismo, das desigualdades raciais no estado e na sociedade; tratados, compromissos internacionais, convenções e objetos de acordo assumidos pelo Brasil sobre desigualdades; e questão de gênero, religiosidade, cultura para populações etnicamente desfavorecidas. A expectativa da organização do evento, que conta também com o Corafro, Movimento Negro de Macaé, Sindipetro NF, OAB/Macaé e Câmara Municipal, é que mais de 500 pessoas participem.

De acordo com a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, no decorrer da conferência serão eleitos, através de votação, representantes do município que irão acompanhas as políticas públicas. “Um fórum elegerá seis representantes e o governo municipal escolherá mais dois”, explicou Ivana, acrescentando que serão um delegado e um suplente de cada entidade.

A presidente explicou ainda que em todo o Brasil estão sendo realizadas conferências de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. No estado do Rio, 54 municípios já realizaram as suas. Ela acrescentou que essas conferências são resultado do Tratado de Derban criado através de um encontro, na cidade de Derban, na África do Sul, em 2001, quando o Brasil levou uma delegação de 600 pessoas que participaram das inúmeras discussões sobre políticas raciais.

A solenidade de abertura, marcada para 9h30, será instituída e lançada pelo prefeito Riverton Mussi, e tem presenças confirmadas da ministra de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, da ex-governadora e ex-ministra da Assistência Social, Benedita da Silva e da deputada estadual Jurema Batista. Após a abertura, será proferida uma palestra pelo professor da Universidade Cândido Mendes (UCAM), Amaury Mendes. Durante todo o dia haverá discussões sobre os temas em pauta. No final do evento, está prevista uma roda de capoeira.

A I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial terá ainda a participação de vereadores, do secretário de Cultura de Búzios, Luiz Romano, do secretário de Inclusão Social de Trabalho e Renda de Arraial do Cabo, Arilton de Oliveira, do representante da secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, Manoel Júlio de Souza Vieira, do secretário de Juventude de Rio das Ostras, Leonardo Gomes