Macaé realiza no dia 29 o 2° Seminário sobre Violências

24/03/2017 15:19:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte do evento

Em pauta a violência contra mulheres, a equidade e a ideologia de gênero machista

A prevenção de violências contra o sexo feminino, a equidade e a ideologia de gênero machista estarão em pauta na próxima quarta-feira (29), de 9 às 18h, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, com a realização do 2º Seminário sobre Violências. O seminário contará com uma programação variada, com palestras, mesa redonda, debates, apresentação do Dossiê Mulher e Dossiê Criança e Adolescente, além do lançamento de campanhas e programas direcionados à mulher.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires, o seminário será um momento de foco integral sobre a mulher, debatendo as violências que ocorrem diariamente com as mulheres em Macaé e em todo o país, sejam elas físicas ou morais.

Sobre a importância da participação de mulheres e da sociedade macaense no seminário, a coordenadora geral de Políticas para Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), a advogada Jane Roriz destacou o trabalho que vem sendo realizado no município em proteção à mulher vítima de violência, que acontece em duas vertentes: enfrentamento do problema e proteção às mulheres.

- O município tem equipamento de proteção e atendimento à mulher vítima de violência, funcionando com uma rede de proteção à mulher que vem buscar o apoio. O CEAM é considerado referência à mulher vitima de violência nos municípios da região Norte e Noroeste do Estado, conforme repactuação junto ao governo federal, contando com equipe capacitada para ajudar a mulher a entender e romper o círculo de violência, que às vezes leva anos para ser rompido, violência tanto física, quanto psicológica e moral. O seminário representa um momento de discutir e fortalecer a Lei Maria da Penha, que está entre as três melhores do mundo -, disse Jane Roriz.

Entre os assuntos que serão abordados estão Políticas Públicas e Equidade de gênero; Indicadores de violência contra o sexo feminino, com análise de dados; Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan/MS; Ideologia de Gênero Machista e a Prevenção de Violências contra o sexo feminino; lançamento da Campanha Desconstruindo a Ideologia de Gênero Machista; apresentação do Grupo Grutas, com o Projeto Refletir: uma alternativa para a prevenção da violência de gênero; o CEAM e as estratégias de Prevenção; Grupo de reflexão de Homens como estratégia de Prevenção de violência.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SMDSDHA), e realização do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher/ Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estácio de Sá.

Clique na imagem para ampliá-la.