Macaé recebe Fórum de Pesca Artesanal da Bacia de Campos

11/05/2017 16:06:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho e divulgação

Evento discutiu melhorias para a atuação dos profissionais da região

Termina hoje o II Fórum de Representantes da Pesca Artesanal da Bacia de Campos. O evento, que acontece no Royal Macaé Palace Hotel, na Praia dos Cavaleiros, teve início na terça-feira (9). O encontro reúne colônias e associações de pesca da região e tem como principal objetivo a manutenção do diálogo entre os pescadores e órgãos relacionados à atividade para discutir as principais questões da categoria, com foco nos direitos dos pescadores artesanais.

Na quarta-feira (10), o fórum contou com a presença do vice-prefeito de Macaé, Vandré Guimarães, que destacou a importância de se debater o assunto. "A pesca é uma atividade fundamental para a nossa economia da nossa cidade. É preciso estarmos atentos a todas as questões, principalmente quando temos a oportunidade de recebermos um debate amplo como esse em nossa cidade" declarou.

O evento tem como proposta discutir questões relativas aos direitos dos pescadores junto ao INSS, a regulamentação da profissão, licenciamento ambiental e outros temas com representantes de diversos órgãos federais e estaduais. Cerca de 100 pescadores dos municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema e Maricá participaram do evento.

A programação incluiu mesas redondas com os temas “Licenciamento Ambiental e atividade pesqueira” e “O futuro da pesca artesanal”. Além disso foram ministradas palestras com abordagens sobre questões que afetam o dia a dia dos pescadores.

Nesta quinta-feira (11), os delegados aprovaram um documento final que aponta diretrizes para atendimento das demandas da categoria, resultante dos debates ocorridos no evento.

O Fórum é uma ação bienal da Petrobras, junto com o Conselho Consultivo do Programa Mosaico, formado por representantes das Colônias de Pescadores situadas nos municípios da região.


Fotos Relacionadas