Macaé reforça luta contra Aids

30/11/2015 15:56:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: João Barreto

Distribuição de camisinha feminina chamou atenção dos pedestres

Para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com a Ong Grupo Diversidades Macaé Vida, promoveu nesta segunda-feira (30), no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, uma ação de conscientização e prevenção sobre os riscos do HIV.

 A equipe envolvida distribuiu panfletos informativos e preservativos masculinos e femininos, além de orientações quanto à importância do diagnóstico e o tratamento precoce da Aids.

O presidente do Grupo Diversidades Macaé Vida, Lino Santana, ressaltou que o intuito é participar de ações nas quais a população precisa de assistência, como em comunidades vulneráveis, por exemplo. "Cerca de duas mil pessoas serão atendidas nesta atividade, é necessário informar que a Aids é uma doença que não tem 'cara', o portador de HIV pode nem saber que está contaminado e passar para outras pessoas", esclareceu.

Para Bruno Conte, Frerdlin Santos e Jeovana de Almeida, que passaram pelo estande da ação, a preservação é essencial. A distribuição de camisinha feminina também chamou a atenção deles, pois não é muito divulgada. Eles afirmaram que quanto mais informação, melhor.

A Secretaria de Saúde informa que todas as pessoas que tiveram exposição sexual desprotegida em um período superior a 30 dias devem realizar o teste gratuito anti-hiv. O resultado fica pronto em até 30 minutos e a única exigência é apresentar um documento (original) de identidade com foto. O exame é feito no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Rua Velho Campos, Centro. Exames de hepatite B, hepatite C e sífilis também são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30min.

A programação prossegue nesta terça-feira (1º) com a mesma atuação, na Praça Veríssimo de Melo, das 9h às 16h30min, com a parceria do Lions Club de Macaé.


Fotos Relacionadas