Macaé, Rio das Ostras e Casimiro celebram Dia Internacional da Dança

03/05/2018 15:28:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Raphael Bózeo

Bailarinos das três cidades se preparam para apresentações simultâneas

Bailarinos de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu se unem este ano para celebrar o Dia Internacional da Dança (29 de abril). A data foi instituída pelo Comitê Internacional da Dança (CID) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Por ser importante manifestação cultural, os municípios estão mobilizados para dedicar aos profissionais e apreciadores da dança, intervenções artísticas marcadas para esta sexta-feira (04), às 17h, simultaneamente nas três cidades.

As manifestações serão regidas pelo som dos Beatles, Come Together, e transmitidas ao vivo pelas redes sociais dos municípios. Em Macaé, a transmissão será na página no Facebook da Secretaria de Cultura: https://www.facebook.com/secretariadeculturademacae. A apresentação dos bailarinos da Escola Municipal de Dança será no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro. Em Rio das Ostras será na Praça José Pereira Câmara (Centro); em Casimiro de Abreu, na Praça das Primaveras (Barra de São João).

A ideia de unir as secretarias tem o objetivo de dar visibilidade e propagar a cultura da dança, com ações integradas dos gestores públicos atuantes nas escolas de dança representadas por esses municípios. Todos os três são incentivadores das artes e possuidores de estrutura para o desenvolvimento de talentos através das suas escolas de dança.

Intercâmbio Cultural

A data teve destaque também com o intercâmbio cultural constituído na experimentação de técnicas diferentes do cotidiano dos alunos. Para isso, foram oferecidos workshops durante o período de 22 a 27 de abril, nas escolas de dança de cada cidade, por professores convidados de cada um dos municípios. A ideia era de potencializar a construção de novos processos.

O Workshop Dança Moderna foi ministrado em Macaé pela coreógrafa Vanessa Barcellos, de Casimiro. No dia 27, Rio das Ostras recebeu a coreógrafa de Macaé, Gabriela Gripp, no Workshop Dança Espanhola. Encerrando o intercâmbio, a Escola de Dança Barra de São João teve como convidada a coreógrafa representante de Rio das Ostras, Yasmin Coelho, para a realização do Workshop Dança Folclórica.


Fotos Relacionadas