Macaé se destaca no mapa de turismo do Governo Federal

18/09/2017 14:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Praia dos Cavaleiros reúne beleza natural, gastronomia e opções de entretenimento para toda a família

Macaé ocupa posição de destaque no mapa do turismo do Estado do Rio de Janeiro. A classificação está no novo estudo do Ministério do Turismo (MTur) do Governo Federal. No documento, o município ocupa mais uma vez a categoria B, ao lado das cidades da região: Arraial do Cabo e Rio das Ostras. O reconhecimento se deve pela cidade acolher um expressivo número de turistas, receber empresários e trabalhadores da indústria offshore, consolidando o turismo de negócios, além de contar com o maior parque hoteleiro do interior do estado.

O turismo de negócios cresce de 6% a 9% ao ano, correspondendo a 71% do setor e a 10% do PIB do município. Um dos eventos mais movimentados foi no mês de junho, quando a cidade recebeu a 9ª edição da Feira Brasil Offshore, terceira maior feira de petróleo e gás do mundo e que tradicionalmente lota os hotéis macaenses.

O fluxo de turistas aponta Macaé como cidade com vocação regional para geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson, continuar na categoria B representa muito para o município, que tem potencial turístico e está habilitado a receber investimentos do governo federal no setor.

"Estamos satisfeitos com esta posição. Nos últimos dois anos, intensificamos a parceria do poder público e da iniciativa privada. O município já foi apenas reconhecido como opção de negócios e agora também é de lazer, com preparação específica da rede hoteleira de Macaé. Estamos transformando Macaé em uma cidade de turismo de lazer. Temos belezas naturais, dois polos gastronômicos e rede de hotéis de padrão internacional", explica Leonardo.

Estrutura garante posição de Macaé como cidade turística

O Mapa do Turismo divulgado pelo Governo Federal revela os municípios turísticos do estado. O documento é um instrumento importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. De acordo com o mapa, 45 municípios estão nas categorias A, B e C, que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. No ano de 2016, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, 71 estavam inscritos no mapa. Já este ano, este número aumentou para 89.

O Mapa do Turismo segue as diretrizes estabelecidas pela portaria 144 do Ministério do Turismo. Segundo a lei, a classificação leva em conta o número de estabelecimentos formais cuja atividade principal é hospedagem, baseados na Relação Anual de Informações Sociais. A identificação e a classificação das cidades têm como objetivo destacar políticas públicas e investimentos, que sejam mais adequados à realidade de cada região.

A categorização considera ainda a estimativa de turistas a partir do Estudo de Demanda Doméstica (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e também a partir do Estudo da Demanda Internacional.

Parceria

A parceria entre o poder público e a iniciativa privada destaca Macaé por abranger um calendário de eventos diversificado. Todos os meses do ano um evento é promovido e 95% deles são realizados pela iniciativa privada. Este ano foram agendados cerca de 40 eventos. Durante as programações, todos os hotéis, bares e restaurantes são beneficiados.

O município é reconhecido por belezas naturais como o Pico do Frade, Arquipélago de Santana, Lagoa de Imboassica, e as praias dos Cavaleiros e do Pecado. A cidade conta ainda com pontos turísticos como o Forte Marechal Hermes e os parques Municipal do Atalaia e Nacional da Restinga de Jurubatiba.