Macaé será sede de Telecentro de Negócios

01/12/2005 09:18:04 - Jornalista: Sérgio Lopes

Macaé foi classificada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para sediar uma unidade de Telecentros de Informações de Negócios. O Telecentro faz parte do programa de Expansão da Rede de Telecentro promovido pelo Ministério com apoio do Governo Federal.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, representará o prefeito Riverton Mussi na solenidade, que será realizada nesta quinta-feira, dia 01, às 9h, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília. O evento é comemorativo aos mil Telecentros instalados no país. Nessa solenidade será anunciada a habilitação de Macaé para sediar a unidade.

O Telecentro de Informação e de Negócios é um espaço composto por uma sala, seu mobiliário, computadores interligados em rede e facilidades para conexão com a Internet. Em um Telecentro, as pessoas têm acesso a diversas oportunidades, como treinamento e capacitação, consultoria, comércio eletrônico, busca de informações na internet, serviços públicos e privados em meio eletrônico. Os telecentros de informação e de negócios previstos neste projeto serão instalados em entidades representativas das microempresas e empresas de pequeno porte.

O objetivo é auxiliar o empresário na realização de seus negócios, possibilitando levar melhores condições para a população exercer seus direitos de cidadania, combatendo a chamada “exclusão digital”. O modelo proposto neste Projeto expande o conceito do telecentro tradicional e busca a chamada alfabetização digital do empresário da micro-empresa e da empresa de pequeno porte.

A Rede Telecentro possui unidades instaladas em todos os estados brasileiros. Essas unidades pertencem às associações empresariais, prefeituras, entidades sem fins lucrativos, instituições do terceiro setor, entre outras.

Essa ação faz parte do Programa Primeiro Emprego e objetiva proporcionar à parte da população jovem brasileira, de capacitação profissional e de empreendedorismo que possibilitem melhores perspectivas de inclusão no mercado de trabalho.