Macaé: serviços normalizados e operação policial nas ruas

12/01/2018 11:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte Secretaria de Comunicação

Nova estratégia foi traçada ampliando a área de atuação para municípios vizinhos

As ações de segurança realizadas, conjuntamente, pelas polícias Federal, Militar e Civil prosseguem no município de Macaé, que já vive clima de normalidade. O comércio retomou atividades desde quarta-feira (10), as escolas municipais e o transporte público funcionam normalmente desde quinta-feira (11). Além das ações de segurança realizadas no bairro Lagomar e em outras localidades do município, a partir do mapeamento e coleta de informações por parte do Grupamento Aeromóvel Militar (GAM), nova estratégia foi traçada ampliando a área de atuação para municípios vizinhos. O Batalhão de Policia Rodoviária (BPRv) prossegue com policiamento intensificado em estradas da região.

Apoio aéreo e terrestre

A operação de segurança em Macaé é comandada pelo 32º BPM (Macaé), que recebe apoio de policiais do 8º BPM (Campos dos Goytacazes), do 29º BPM (Itaperuna) e do 36º BPM (Santo Antônio de Pádua), além do Grupamento Aeromóvel Militar (GAM). Dois helicópteros e o caveirão (veículo blindado para enfrentamento em terra) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro prosseguem em Macaé para reforço da operação que segue por tempo indeterminado. A Polícia Militar continua nas ruas da cidade com Equipe Tática para Pronta Resposta, visando rápido acionamento, se necessário.

O GAM continua com duas unidades em Macaé desde o início das operações: uma realiza o mapeamento de pontos estratégicos, com um imageador de alta tecnologia, permitindo envio ao serviço de inteligência da polícia um panorama com cinco quilômetros à frente do que a tropa pode ver em solo, inclusive à noite; e outra aeronave blindada atua no suporte à tropa de solo.

A Polícia Rodoviária Federal coopera na operação monitorando e controlando os acessos do município.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal, com apoio de viaturas e motos, prossegue com atuação nas unidades de saúde, terminais de transporte e locais de grande concentração popular.

O Hospital Público Municipal (HPM), Prontos Socorros do Aeroporto e da Imbetiba e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) também têm equipes reforçadas.

A atenção na orla foi redobrada em virtude do fluxo diferenciado por conta de Verão e das férias escolares.

A Polícia Militar de Macaé divulgou telefones para denúncias: (22) 2765 7296 e (22) 981682344. Já a Polícia Federal atende pelo número (22) 998116968.

Educação: escolas reabertas

A Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas da rede municipal estão funcionando normalmente, com atendimento de serviços para a população nas secretarias das unidades. As escolas da rede municipal estão no período de férias e o início do ano letivo 2018 será dia 5 de fevereiro. A Coordenadoria de Segurança Escolar prossegue, nesta sexta-feira (12), ação de ronda nas unidades de ensino municipais em todos os bairros e comunidades da cidade. O objetivo é garantir a segurança da população que precisa acessar os serviços nas secretarias das escolas.

Transporte público normalizado em Macaé

O serviço de transporte público está normalizado em Macaé. As linhas estão circulando, realizando plenamente os itinerários e paradas em todos os bairros e comunidades do município.