Macaé terá ação de combate à homofobia

15/05/2017 09:24:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Arte do evento

Mobilização busca ampliar o acesso à informação e diminuição da violência

Para orientar a população sobre o combate à discriminação e defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), a Coordenação Políticas de Acesso e Gêneros, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, realizará, no dia Dia Internacional de Combate à Homofobia, dia 17, uma ação na Praça Veríssimo de Melo, das 9h às 17h.

De acordo com a responsável pela Coordenação, Márcia Lima, o evento vai contar com distribuição de preservativos, folhetos explicativos e palestras sobre o assunto. "A proposta é alertar a população que existem vários tipos de violência, como física, emocional, social, sexual, entre outros, e a Lei Maria da Penha, número 11.340, amplia a proteção para transexuais e transgêneros", destaca Márcia que é a primeira coordenadora transexual da região.

Segundo informações da secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires, a coordenação facilita o acesso à comunidade LGBT ao contexto de assistência social com encaminhamentos aos órgãos responsáveis. "Quando necessário, é realizado o encaminhamento a psicólogos, advogados e, até mesmo, acompanhamento à delegacia", pontua.

Dados divulgados pelo grupo Gay da Bahia (GGB) mostram que o ano de 2016 foi o mais violento desde 1970 contra pessoas LGBTs. Foram registradas 343 mortes, entre janeiro e dezembro. Ou seja, a cada 25 horas um LGBT foi assassinado, o que faz do Brasil campeão mundial de crimes contra as minorias sexuais.

A Coordenação Políticas de Acesso e Gêneros fica localizado à Estrada do Caminho, sem número, bairro Ajuda de Baixo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.