Macaé terá albergue público

10/05/2005 10:46:02 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O secretário de Promoção Social, Waldeci Brandão, anunciou, nesta segunda-feira, que a Prefeitura pretende construir um albergue. Assim, as inúmeras pessoas que estão nas ruas da cidade em busca de emprego serão acolhidas com dignidade pelo município. “São pessoas despreparadas para o mercado de trabalho. É necessário um trabalho conjunto dos governos federal, estadual e municipal para dar soluções para os moradores de rua”, disse o secretário.

Waldeci lembrou ainda que a Secretaria de Promoção Social de Desenvolvimento Comunitário (Sempros) atende diariamente a cerca de 50 pessoas. “Todos os moradores de rua que nos pedem ajuda para retornarem a suas cidades recebem as passagens”, afirmou.

“Estamos preocupados com a união de todas as secretarias municipais em prol do social em Macaé”, explica Waldeci, afirmando ainda que a política pública de ação social é um direito do cidadão e um dever do Estado.

O secretário também disse que a desigualdade social é um problema do país, onde apenas 10% da população retém a maior parte do capital. Além disso, os valores éticos e morais estão abalados na sociedade, provocando abandono. Por esta razão, há muitos moradores de rua.

“Os moradores de rua merecem muito respeito, seja da sociedade ou seja dos governos federal, estadual e municipal”, defende. Ele lembra que muitas pessoas vieram de outras cidades trabalhar e morar em Macaé e obtiveram sucesso. “Somos todos irmãos e devemos nos ajudar. Todos têm o direito de ir e vir. Devemos ter tolerância com eles, que não podem permanecer num lugar sem a mínima condição humana e social”, enfatiza, concluindo que não é certo colocá-los dentro de uma Kombi e despejá-los em outra cidade.