Macaé terá programa de Planejamento Familiar

02/05/2005 16:02:50 - Jornalista: Eny Maria Rios

Ajudar as famílias a crescer com responsabilidade é o principal objetivo do programa de Planejamento Familiar, que está sendo elaborado pelo gabinete do vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão. Inicialmente, a idéia é montar o programa no antigo Hospital do Serviço Social Evangélico (Sase), na Barra, que foi desapropriado pela prefeitura. Nesta terça-feira, às 7h30, a equipe do programa faz uma visita ao Hospital para avaliar as condições do prédio.

O programa vai oferecer à famílias de todas as classes sociais orientação sobre métodos anti-concepcionais reversíveis – como pílula, DIU e camisinha – e irreversíveis, entre eles as cirurgias de laqueadura de trompas e vasectomia. “Estamos desenvolvendo o programa seguindo todas as normas do Ministério da Saúde. Nosso objetivo é ajudar os casais a planejar sua família com acompanhamento médico. Não queremos incentivar as cirurgias, mas sim avaliar para que elas sejam feitas de forma responsável e dentro das normas”, explicou Carlão, que é médico obstetra e ginecologista.

Até chegar à decisão de optar pela cirurgia, a paciente passa por uma equipe multidisclipinar, formada por assistente social, psicólogo e enfermeiro. “E antes de tudo, a cirurgia tem que ser um desejo familiar, especialmente da mulher, pois é irreversível”, lembra a coordenadora do projeto, a enfermeira Luciene Aguiar. Ela explica que para a cirurgia ser liberada, é preciso que se siga as normas do Ministério da Saúde. Tanto a mulher quanto o homem têm que assinar um documento afirmando seu desejo de realizar a cirurgia, que só feita 60 dias depois que o documento foi reconhecido em cartório.

A mulher tem que ter mais de 25 anos, pelo menos dois filhos vivos, estar em plena capacidade civil e estar fora do ciclo gravídico-puerperal, ou seja, a mulher não pode estar grávida e tem que ter passado um espaço de tempo de pelo menos 45 dias do último parto. No caso do homem, as regras são as mesmas. “No homem, a cirurgia é bem mais simples, marcada com mais rapidez e não necessita de internação”, explicou a coordenadora.