Macaé vai abrigar seminário internacional

02/05/2005 17:58:19 - Jornalista: Eny Maria Rios

O prefeito Riverton Mussi mantém contato nesta semana, em Houston, estado do Texas, nos Estados Unidos, com empresas multinacionais do setor de óleo e gás offshore que têm potencial para investir no município. Riverton participa até quinta-feira (5) da Offshore Technology Conference (OTC), considerada a maior feira do mundo no setor de petróleo e gás.

O potencial de Macaé, que faz parte da Bacia de Campos, onde 80% do petróleo nacional é produzido, está sendo evidenciado pela comitiva da cidade nos EUA. Participam da feira com o prefeito, os secretários de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel e de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, além dos vereadores Luiz Fernando Pessanha (PTC) e Maxwell Vaz (PT).

- Estamos trocando experiência com empresas do segmento offshore e lançando base para a realização no próximo ano em Macaé de um seminário voltado para empreendedores internacionais que queiram investir no setor de petróleo e gás em Macaé – explicou o prefeito.
Com o tema “Um mar de recursos. Um oceano de conhecimento”, a Offshore Technology Conference (OTC) começou nesta segunda com abordagem de discussões sobre tecnologias reconhecidas como inovações; engenharia, operações e monitoramento em plataformas; estruturas da exploração e da produção em água; considerações ambientais relacionadas às atividades offshore; benefícios econômicos e operacionais por meio de tecnologias, entre outras.
Bacia de Campos é tema na feira.

Nesta segunda-feira, um dos painéis discutidos na Offshore Technology Conference foi a experiência de exploração na Bacia de Campos. Participam da feira representantes do poder público de diversos países, empresários do setor offshore, indústrias do segmento e interessados na atividade offshore. O Brasil está representado em um pavilhão.

Serão abordados nesta terça-feira (3) temas como riscos inerentes no processo de desenvolvimento do campo, plataformas em águas profundas e infra-estrutura, execução de tecnologia, o impacto de tecnologias digitais no negócio global, experiências de campo elevadas, exploração do hidrocarboneto usando técnicas marinhas, entre outros.