Macaé vai sediar Feira Logística Offshore

19/08/2005 14:00:53 - Jornalista: Simone Noronha

Depois do sucesso da Brasil Offshore, em junho, Macaé vai receber mais um grande evento da indústria do petróleo. De 13 a 15 de setembro, o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) vai ser a sede da Logística Offshore, feira de produtos e serviços que vai mostrar o que vai de mais moderno em tecnologia e infraestrutura para a atividade. Cerca de 100 empresas devem participar do evento, que está em sua segunda edição. Paralelo à feira, acontece a II Conferência Nacional de Logística Offshore.

Realizada com total apoio da prefeitura de Macaé, a Logística Offshore está sendo organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo e Gás Natural (ONIP) e pela Fagga Eventos. O evento tem também o apoio do Centro de Estudos em Logística, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFFRJ). A expectativa dos organizadores é de que este ano a feira receba um público de pelo menos seis mil pessoas. Em sua última edição, em 2004, foram 5,6 mil visitantes e 64 empresas, distribuídas em uma área de 1,8 mil metros quadrados no Macaé Centro.

Entre os serviços e produtos que serão oferecidos na feira estão levantamentos geofísicos; construção e pré-operação em unidades de produção; serviços de transporte e logística; tecnologias específicas para o setor; softwares; construtores de plataformas; operadores de aparelhos de perfuração; empresas de sondagem e construção de poços e equipamentos submarinos. O setor de logística é um dos que mais crescem no mundo. Nos últimos cinco anos, o setor cresceu 40%, movimentando mais de US$ 5 bilhões por ano.