Macaenses aderem à Campanha de Doação de Medula

15/07/2005 17:26:34 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A solidariedade ao macaense Sandro Vinicius dos Santos, vítima de leucemia, levou cerca de 800 pessoas ao Clube Fluminense para participar da Campanha Captação de Doadores de Medula Óssea nesta sexta-feira, dia 15. O evento, uma parceria de Secretaria Saúde de Macaé com a Campanha Jovem e o HemoRio, continua neste sábado das 8h às 17h.

Foram coletadas amostras de sangue, que serão avaliadas e cadastradas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). A organização da campanha espera recolher cerca de duas mil amostras, aumentando assim a possibilidade de um doador para o Sandro e as 900 pessoas que estão na fila de espera.

Segundo a assistente social, HemoRio e Coordenadora da Campanha, Regina Lacerda, a dificuldade em encontrar doadores compatíveis tem levado a entidade a traçar parcerias com os municípios, procurando, desta forma, informar a população da necessidade da doação de medula. “Temos apenas 120 mil doadores cadastrados diante de uma população nacional de mais de 190 milhões de pessoas. A conscientização é necessária”, enfatizou.


Regina lembra que a possibilidade de encontrar um doador para Sandro e outros portadores de leucemia é difícil, devido à miscigenação brasileira - ou seja, a diferença de genes entre as raças. Enquanto que a possibilidade de encontrar um doador na própria família é de apenas 25%, esta porcentagem cai para 1% fora dela. “Por isso é importante divulgarmos a necessidade de doação, para que os receptores possam aumentar as chances de encontrar um doador compatível”, esclareceu.