Meditação: prática é oferecida na Rede Municipal de Saúde

11/05/2018 10:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Pratica ajuda a melhorar a estabilidade emocional, concentração e memória

Focado na melhoria da qualidade de vida da população, a Secretaria Municipal de Saúde oferece sessões de "Mindfulness": atenção plena. O serviço consiste em sessões de meditação, com duração de 30 minutos, terças-feiras, às 14h e 15h30, e nas quintas-feiras, às 17h30, na Casa de Convivência, na Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio local. Ainda há vagas.

A meditação ajuda a melhorar a estabilidade emocional, concentração, boa memória, além de fortalecer pensamentos positivos. O "mindfulness" também colabora para controlar depressão, estresse, recaída em uso de drogas, problemas de hipertensão e de dores crônicas.

Segundo a médica psiquiatra, Naly Soares de Almeida, facilitadora da prática em Macaé, a meditação promove a vivência do momento presente. "O passado e o futuro não podem ser mudados. Com essa atividade, as pessoas vão errar menos e observar mais, com atenção plena. No mundo atual, até durante as refeições as pessoas estão distantes, preocupadas e ansiosas", conta ela.

Para a maioria dos usuários e profissionais que fazem a meditação, o maior benefício é a saúde física e mental, que abrange todo o ser. Macaé é pioneira para essa prática na região. A médica trouxe a meditação para a cidade há dois anos, mas já pratica a meditação há mais de 20 anos.

De acordo com a professora aposentada Josilene Peruzzi, ela procurou o "mindfulness" devido a crise ansiedade. "Através da respiração abdominal consegui equilíbrio e harmonia", assegura. Já a dona de casa Vanessa Oliveira explica que a meditação faz ela ficar mais calma, tranquila e feliz. "Inclusive, com mais concentração e pensamentos voltados a coisas boas", justifica.

- É uma das Práticas Integrativas Complementares (PIC), que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso se dá junto com atividades terapêuticas como Reiki, Auricoloterapia, Aromoterapia e outras - informa a médica Naly, que coordena as aulas junto com a psicóloga Cíntia Losada.

A metodologia do "mindfulness" tem como objetivo que as pessoas meditem pelo menos três minutos por dia. As preocupações, insônias ou chateações com a provocação de terceiros implicam que se busque relevar, relaxar e trazer a meditação plena para a própria vida.

Na prática há o envolvimento com a respiração. "O ato de respirar é nossa âncora. Há mais de dois mil anos a meditação inclui isso. O diafragma sob nosso controle massageia o corpo de modo a afastar a ansiedade, oxigenando o cérebro, o estômago, melhorando tudo. Ao respirarmos movimentamos ombros, peito, costas. Devemos observá-los com consciência para efetuar relaxamento, o que acontece na expiração" , finaliza Naly.

Mais informações pelo telefone: 2762-0413.


Fotos Relacionadas