Merenda escolar: agricultura familiar reforça fornecimento para este ano

05/02/2016 10:56:00 - Jornalista: Laís Monteiro

Foto: Rui Porto Filho

Qualidade nutricional é garantida pela produção rural

Proporcionar qualidade na alimentação dos estudantes e garantir a movimentação da economia local são os objetivos da prefeitura ao adquirir os produtos provenientes da agricultura familiar para a merenda escolar deste ano.

Durante o ano de 2015, a agricultura familiar desempenhou um papel fundamental no fornecimento de merenda para os alunos das escolas municipais. De março a dezembro, foram fornecidas cerca de 114 toneladas de alimentos para 42 escolas da rede municipal provenientes da agricultura familiar. Os 80 agricultores rurais tiveram um aumento de 46% no faturamento em relação a 2014.

A Secretaria de Agroeconomia atua dando suporte aos produtores no processo de fornecimento dos produtos. Auxilia com assistência técnica na produção de mudas, através de orientações de preparo mecanizado de solos e correção da acidez, práticas de cultivo e controle de pragas e doenças, além de dar apoio no transporte, em parceria com a Secretaria de Educação.

Atualmente, são fornecidos cerca de 32 gêneros de alimentos. A previsão é de que, após a chamada pública para fornecedores, que está em fase de organização, mais alimentos sejam acrescentados à merenda.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agroeconomia, Rogério Valença, o trabalho visa também o desenvolvimento do produtor. “Nosso trabalho é estruturante, a fim de desenvolver empreendimentos coletivos. Uma das cooperativas de produtores está se preparando para ter veículos que façam o transporte dos produtos, assim poderá fornecer para o comercio local”, frisa.

Para fornecer os produtos para a merenda, os produtores devem atender algumas exigências, uma delas é que os alimentos produzidos sejam de acordo com as boas práticas agrícolas e fabricados no município. Também devem ter a declaração de aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) torna obrigatória a utilização de no mínimo 30% dos recursos da merenda escolar na compra de produtos rurais, o que proporciona melhorias no faturamento dos agricultores locais.