Ministério da Saúde recomenda dose única para a febre amarela

11/04/2017 11:35:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Dose única é suficiente para imunizar contra a doença

O Ministério da Saúde (MS) mudou a recomendação nacional para a vacinação contra a febre amarela. A partir de agora, o MS passa a indicar aplicação única para as áreas com exigência da vacinação em todo o país. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já orientava apenas uma aplicação da vacina, sendo o Brasil, o único país do mundo a exigir o reforço após 10 anos.

Com a medida, quem já tomou a vacina contra a febre amarela uma vez, não precisa da segunda dose, já sendo considerado imunizado contra a doença. A recomendação do MS está disponível na Nota Informativa nº 94/2017 da Coordenadoria Geral Do Programa Nacional de Imunizações, divulgada nesta segunda-feira (10).

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, afirmou que todos os esforços adotados na cidade resultaram na imunização de, até o momento, de cerca de 80% da população alvo, garantindo um cinturão imunológico satisfatório.

- Logo no início da imunização conseguimos um feito inédito, realizar 100 horas de vacinação ininterruptas, imunizando, inicialmente, 110 mil pessoas. Agora, os trabalhos seguem no monitoramento do Parque Atalaia e no atendimento nas ESFs e Casa da Vacina. É preciso a consciência de todos na adoção dos cuidados preventivos e imunização por parte do público que pode se vacinar - destacou o prefeito.

Em Macaé, cerca de 165.480 mil pessoas já foram vacinadas. Quem ainda precisa ser imunizado, deve procurar a unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência para cadastro. Para realização do cadastro, é necessária a apresentação do comprovante de residência. No caso de não haver uma ESF perto de casa, procurar a Casa da Vacina, Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro.