Ministério do Trabalho reabre agência em Macaé

25/05/2005 17:48:28 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Depois de quatro meses fechada, volta a funcionar, nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, a Agência do Ministério do Trabalho de Macaé. A grande novidade entre os serviços oferecidos será a emissão da carteira de trabalho digitalizada, que leva em média sete dias para ficar pronta. Em caso de urgência, será emitida uma carteira provisória pela Secretária de Trabalho e Renda (Semtre).

O secretário da Semtre, Claudio Bogado, visitou nesta quarta-feira (25) a sede da nova agência com a subdelegada Regional do Trabalho, Marli Tonasi,. A agência vai funcionar na Av. Papa João XXIII, 175, no Centro. O imóvel foi cedido pela prefeitura de Macaé.

A nova agência do Ministério do Trabalho terá porte de subdelegacia, com serviços de protocolos que antes só poderiam ser feitos em Cabo Frio. Outra grande conquista para o trabalhador será a instalação do Gabinete, com a presença da subdelegada do Trabalho uma vez por semana em Macaé.

Haverá ainda um plantão fiscal, que nas primeiras semanas terá atendimento todos os dias. Com o crescimento da demanda, serão estabelecidos dias e horas para o atendimento. Na agência serão emitidas carteiras de trabalho para estrangeiros e pedido de seguro desemprego, que poderá ser acompanhado pelo trabalhador via internet.

Para o secretário, a agência funcionará como parceira da Semtre. “O prefeito foi bastante sensível à reabertura da agência por entender que é um órgão importante para o trabalhador macaense”, ressaltou Bogado.

Cláudio fez questão de reafirmar a importância da parceria entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho. “Essa parceria vai permitir avançar em ações diretas com o trabalhador”, lembra.

Segundo a subdelegada do Trabalho, Marli Tonasi atuarão na agência dez funcionários, e ainda será mantido o chefe da antiga agência, Antônio César Coelho Ferreira.