Moacyrzão recebe placa em homenagem a Filipe Machado

16/03/2018 16:16:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Placa em homenagem a Filipe Machado foi instalada no vestiário

O sonho de voltar para Macaé foi interrompido com o trágico acidente aéreo da Chapecoense, mas Filipe Machado, ex-jogador do Macaé Esportes, ficará na memória do time e torcedores do Alvianil Praiano. O vestiário do estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, recebeu uma placa em homenagem à história do jogador no município. A iniciativa é uma indicação Legislativa.

A placa registra o agradecimento pelo profissionalismo, capacidade técnica, carinho e conquistas no Macaé Esportes durante sua trajetória entre 2014 e 2015 no time.

Filipe faleceu no dia 29 de novembro de 2016 no acidente aéreo da Chapecoense Futebol em viagem para Medellin na Colômbia, onde seria disputada a primeira partida das finais da Copa Sul-Americana.

Nesta sexta-feira (16), amigos do jogador visitaram o espaço que recebeu a homenagem. "O desejo dele era voltar a jogar em Macaé. Mas essa vontade fica aqui em forma de homenagem. Sou gaúcho também e acompanhei toda sua trajetória", frisou Vinícius de Azevedo, que colocou o nome do amigo em seu filho de cinco meses.

O atual técnico do Macaé Esportes, Josué Teixeira, também falou sobre o reconhecimento. "Filipe era um jogador marcante, pois era um líder positivo e se identificava muito com a cidade", disse o técnico.

Filipe começou em 1993 no Grêmio, depois passou pelo Internacional, clube do coração, e, em seguida, jogou no Fluminense e Resende. Sua carreira internacional foi na Espanha, Bulgária e Irã. Em 2014 voltou para o Brasil, onde jogou até 2015 no Macaé Esportes. Por último estava na Chapecoense.

"É uma satisfação participar dessa homenagem. O Filipe era um jogador que trouxe várias alegrias para os torcedores macaenses", disse a secretária de Esportes, Andréia Freitas.

Trajetória no Macaé

Considerado como um dos maiores zagueiros do Macaé Esportes, Filipe Machado foi contratado em janeiro de 2014. Sua passagem pelo Alvianil Praiano foi marcada pelo perfil de liderança, irreverência e lealdade. Os sinônimos ao jogador são atribuídos pelos torcedores e quem teve a oportunidade de conviver com o ex-zagueiro que tornou-se um ícone para o clube, principalmente após o inédito título da Série C do Campeonato Brasileiro naquele mesmo ano.

"Ele tinha uma presença muito forte de vestiário e de campo", comentou Josué Teixeira, técnico que também comandou Filipe Machado no Macaé durante o título de 2014.